Preço, vitrines, variedade: pesquisa mostra percepção dos consumidores sobre o comércio de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Levantamento realizado pelo Sindilojas e Senac entrevistou 1.009 consumidores dos três municípios

Preço, vitrines, variedade: pesquisa mostra percepção dos consumidores sobre o comércio de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Levantamento realizado pelo Sindilojas e Senac entrevistou 1.009 consumidores dos três municípios

O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindilojas) realizou na manhã desta terça-feira, 18, a apresentação dos resultados da pesquisa sobre o comércio das três cidades.

O levantamento foi feito pelo Senac e tem como objetivo trazer informações sobre a percepção do consumidor sobre o comércio local.

A pesquisa foi feita no período entre 13 de fevereiro e 2 de abril, com 1.009 consumidores de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Os questionários foram aplicados por meio de formulário on-line e também presencialmente no Centro de Brusque. Os participantes responderam 19 perguntas sobre a relação com compras e a satisfação com o comércio local.

A pesquisa

Dos 1009 consumidores que responderam a pesquisa, 55% são mulheres, e 59,3% tem rende mensal de um a dois salários mínimos. Destes, 82% responderam que sua última compra foi durante o último mês.

Entre os principais critérios de avaliação durante uma compra, 82,4% dos consumidores responderam que levam em consideração preço. Também são importantes para os participantes da pesquisa a variedade de produtos, e a facilidade de acesso ao produto.

De acordo com a pesquisa, 45,2% decide por comprar em lojas físicas ou on-line dependendo do tipo do tipo de produto procurado. Outros 19,5% responderam que só compram em lojas físicas, e apenas 4,1% compram apenas pela internet. Mais de 60% dos entrevistados responderam que sempre compram no comércio local.

Segundo o levantamento, o gasto médio mensal com compras dos consumidores de Brusque, Guabiruba e Botuverá é de até R$ 300.

A forma de pagamento mais utilizada é o dinheiro (23,2%), seguido de cartão de débito (22,8%), PIX (18,1%) e cartão de crédito parcelado (17,1%).

Sobre os motivos que levam o consumidor a entrar em um estabelecimento, 42,7% responderam que são atraídos por propaganda/promoção e outros 39,8% pelas vitrines.

Já os motivos que fazem o consumidor deixar de comprar no estabelecimento, 64,6% responderam que o mau atendimento é o principal fator, seguido da falta do preço exposto no produto, apontado por 11,7% dos consumidores.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, destaca a importância de os lojistas conhecerem o seu consumidor. “Este é um levantamento importante que nos dá resultado sobre o que os consumidores pensam do nosso comércio. É uma pesquisa muito assertiva e vai ser fundamental para o comerciante melhorar o seu trabalho”.

Concurso de vitrine

Ainda durante o evento, foram revelados os vencedores do concurso “Vitrine de Páscoa” de Brusque. Foram 24 estabelecimentos participantes e as três melhores vitrines foram da Fisculy Confecções, La Bella Modas e Ropek.

Confira a pesquisa


Membros da Assembleia de Deus eram perseguidos nos primeiros anos da igreja em Brusque:

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