X
X

Buscar

Preços dos ovos de Páscoa variam até 40% em Brusque

Levantamento dos 48 principais itens da lista de compras de Páscoa ajuda os consumidores a economizar

Com a semana derradeira antes da Páscoa se aproximando, os supermercados começam a ficar mais cheios de consumidores em buscas de ovos e outros artigos de chocolate para presentear amigos e familiares. O jornal Município Dia a Dia realizou um levantamento do preço dos principais produtos pascais em três dos principais estabelecimentos de Brusque.

A metodologia utilizada para fazer esta pesquisa é a mesmo empregada pelo Procon estadual, que divulgou uma lista própria nesta semana. O MDD pesquisou os mesmos produtos que o órgão de defesa do consumidor consultou, mas trouxe isto para a realidade local. Foram tabulados 48 itens, que vão desde os tradicionais ovos – das principais marcas – até colombas pascais.

Recomendação geral de especialistas em finanças, pesquisar antes de comprar é a chave para economizar, é o que evidencia o levantamento do MDD. O ovo Bis Laka de 240g, da marca Lacta, por exemplo, registra uma variação que quase 40% entre um mercado e outro. NO BIG, sai por R$ 31,90, enquanto que no Bistek custa R$ 22,90.

Outros itens também tiveram variação expressiva. O ovo Clássicos de 215g, da Garoto, sai por R$ 28,98 no BIG e R$ 23,79 no Bistek, diferença de 30%. No entanto, o ovo Ferrero Rocher de 300g está 23,5% mais barato no BIG em comparação com o Bistek.
Expectativas

A gerente de compras da Havan, Juliana Nunes, explica que o preço dos ovos foi reajustado entre 6% e 8% em relação a 2014. “Assim como aumentaram os preços dos ovos, aumentaram os outros chocolates, como caixas de bombons, que são uma opção mais barata, mas o nosso foco de vendas são os ovos de páscoa”, afirma ela.
A Havan projeta um crescimento de 30% nas vendas de ovos somente na loja de Brusque e no geral de 50%, diz a gerente de compras. Ela diz que a rede aposta na decoração e no parque temático para alavancar as vendas e conseguir atingir a meta. “Nós também parcelamos no cartão, a facilidade pagamento também ajuda nas vendas”, diz.

O gerente de compras do Archer, Udo Wandrey, diz que a rede de supermercados não trabalha com uma projeção de crescimento. “Em volume de compras seguimos mais ou menos o mesmo volume de 2014. A gente acredita que as vendas vão se manter no mesmo patamar de 2014”. A razão para esta expectativa é a junção de uma série de fatores. “Não projetamos crescimento porque a gente entende que a data deste ano é pior, logo início do mês. A Páscoa antecipada não é boa. Além disso, tem a crise e esses outros fatores. Por tudo isso, trabalhamos com o mesmo número do ano passado”, explica Wandrey.

Evandro Bez, gerente do Bistek, diz que o supermercado adquiriu 15% a mais de produtos de Páscoa neste ano em relação ao ano passado. “Mesmo com a crise, já estamos vendendo bem”. Ele diz que o encarecimento dos ovos tem efeito sob o consumidor, no entanto, como ele aconteceu de forma geral, ele não acredita que terá impacto apenas nas vendas do Bistek.

Infantis são os preferidos
Bez, do Bistek, diz que os ovos com brinquedos para crianças estão entre os preferidos dos consumidores. O gerente de compras do Archer também afirma que os produtos voltados para os pequenos estão entre os mais procurados. “Na Havan, também são muito procurados os ovos de chocolate de Gramado. Este é um diferencial que também afetas as nossas vendas”, afirma a gerente de compras da Havan, Juliana Nunes.

Semana da correria

Udo Wandrey afirma que o maior movimento é esperado para a semana que vem. Por enquanto, no Archer, as vendas ainda estão mornas. Já no caso do Bistek, diz Evandro Bez, a procura já foi percebida durante esta semana. O diretor do Procon de Brusque, Luis Carlos Schlindwein, informa que o órgão ainda está estudando se fará fiscalização, orientação ou mesmo um levantamento de preço na semana que vem.