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Preços dos produtos de Natal variam até 156,8% em Santa Catarina

Pesquisa do Procon estadual avaliou os preços de 44 itens natalinos

O Procon estadual divulgou uma pesquisa de preço dos produtos tracionais de Natal no dia 1º. O levantamento mostra variações significativas entre os estabelecimentos e as marcas. A maior diferença foi registrada no panetone de fabricação própria: 156,8%. O mais barato saiu por R$ 6,99 e o mais caro, R$ 17,95. Com isso, a recomendação é pesquisar para poupar.

A pesquisa do Procon foi realizada na Grande Florianópolis, com seis grandes supermercados, entre 24 e 26 de novembro. O Bistek consta na lista, porém, pode haver diferença com os preços praticados na filial de Brusque. Os técnicos do órgão de defesa do consumidor verificaram os preços de 44 itens, dentre os quais não estão incluídas as carnes. O motivo é que as aves ainda não estão à venda. Um novo levantamento, no dia 10, levará em conta estes produtos.

De acordo com a pesquisa, o menor valor do chocotone de fabricação própria foi R$ 7,98, e o mais caro sai por R$ 17,95. E os produtos de marcas famosas também tiveram grande variação. O chocotone Bauduco com gotas de chocolate teve diferença de 69,55% de um estabelecimento para o outro.

Os vinhos também foram pesquisados pelo Procon, já que são tradicionais no fim do ano. Um vinho espumante moscatel da marca Salton tem variação de 42,31%. O mais barato sai por R$ 22,90 e o mais caro, R$ 32,59.

Ações promocionais

Os supermercados Carol e Archer já preparam ações promocionais visando o período natalino. No Carol, abrirão nos próximos três fins de semana durante meio período. Normalmente, os estabelecimentos não abrem no dia de descanso da semana.

O gerente do supermercado Carol do Guarani, Vilson Linhares, afirma que, na sua experiência, o movimento no comércio tende a crescer até 20% durante o período natalino. No mês passado, os produtos de Natal já foram para as prateleiras.

O gerente afirma que o que mais é vendido são as cestas de Natal e caixas de bombom. Carvão, carne e cerveja, itens praticamente indispensáveis nas festas dos brasileiros, também têm aumento significativo nas vendas.

O Archer também já começa a entrar em clima de Natal. Os supermercados da rede terão enfoque natalino. Os produtos também já estão dispostos para os clientes desde 10 de novembro. O gerente de compras do Archer, Udo Wandrey, afirma que a rede negocia os itens com quatro meses de antecedência.

Wandrey diz que já há empresas em busca de produtos deste tipo. “Pessoas físicas, não. Elas deixam para comprar faltando 15 dias para o Natal”, afirma. Segundo o gerente, a expectativa é de que haja crescimento de 5% a 10% nas vendas de Natal em relação ao mesmo período de 2014.