Prefeito assina decreto que autoriza Samae de Brusque a racionar água
Município está em sinal de alerta
Município está em sinal de alerta
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assinou na tarde desta terça-feira, 15, o decreto 8297/2019, dispõe sobre o racionamento do uso da água, estabelecendo a intensificação da fiscalização do uso do recurso hídrico. Desta maneira, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fica autorizado a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população.
Foi assinado ainda o decreto 8296/2019, que estabelece situação de alerta contra os efeitos da estiagem no município de Brusque, caracterizada pelos baixos índices pluviométricos, afetando o abastecimento de água.
“A população deverá utilizar a água apenas para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso para a lavagem de veículos, irrigação de gramados, reposição total de água das piscinas, além da lavagem de calçadas, muros, pátios, condomínios ou residências (…) estamos verdadeiramente empenhados em resolver esta situação o mais rápido possível e, por isso, contamos com a compreensão e a paciência da população”, explica Paegle.
Uma comitiva do gabinete do prefeito formada por Paegle, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, e o diretor geral de Governo, Dirceu Marchiori, acompanhou o diretor presidente do Samae de Brusque, Dejair Machado, nos serviços que devem restabelecer as bombas de captação de água bruta no Rio Itajaí-Mirim.
O sistema, situado no Bairro Guarani, é utilizado para conduzir água bruta do curso fluvial até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. Nesta madrugada, o SAMAE identificou graves avarias na estrutura.
No local, a comitiva do gabinete da Prefeitura inspecionou o serviço de troca das duas bombas e, também, do desassoreamento do maquinário de captação. O procedimento deve ficar pronto até o fim de noite desta terça. Porém, a regularização completa do sistema deve levar de dois a três dias, conforme estimativa da administração da autarquia.