Prefeito de Botuverá solicita aval do TCE-SC para investir recursos em segurança das escolas
Algumas das ações são as instalações de câmeras, construção de muros e contratação de seguranças
Algumas das ações são as instalações de câmeras, construção de muros e contratação de seguranças
O prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, participou de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Herneus de Nadal, para solicitar o aval do tribunal para investir na segurança das escolas. A intenção é deixar as unidades de ensino mais seguras para evitar outros ataques como o que ocorreu na creche de Blumenau.
Também participaram do encontro o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, além dos prefeitos de Indaial, Gaspar e Rodeio, municípios que também integram a associação.
De acordo com Alcir, a verba custeará ações necessárias para os educandários, como o Plano de Contingência, contratação de seguranças, aumento de cercamento e muramento nas estruturas, câmeras de monitoramento e instalações de botões do pânico.
“Esses investimentos são volumosos e precisamos que eles sejam considerados como investimentos para área da Educação. Se não tiver condições, teremos um grave problema, inclusive de contas”, explica.
A sugestão apresentada é que essas despesas sejam inseridas na Secretaria de Educação para que os municípios possam receber a verba para custear as melhorias.
“Aqui em Botuverá já iniciamos o levantamento dos muros na creche Zelita Zete Cestari, no Centro, na Anna Victoria, e na escola Maria Luiza da Silva Dias, no bairro Ribeirão do Ouro”, explica.
Além disso, a administração municipal de Botuverá também abriu licitação para comprar o gradil. Segundo o prefeito, serão instaladas grades de ferro com arame farpado.
“Já iniciamos as tratativas. É uma questão que nós estamos preocupados. Nós fizemos várias reuniões com os pais dos alunos explicando as ações realizadas e o que nós ainda vamos fazer”, explica o prefeito.
De acordo com Alcir, os encontros com a população ocorreram nos bairros Águas Negras, Ribeirão do Ouro e Centro. “Conseguimos passar informações e confiança para os pais. Queremos garantir a segurança das nossas crianças”, explica.
Após as tratativas, os prefeitos aguardam o posicionamento do TCE-SC.