Imigração polonesa no Brasil é comemorada com solenidades em Brusque
Comunidade polonesa brasileira comemora 152 anos de imigração
Comunidade polonesa brasileira comemora 152 anos de imigração
Nesta quarta-feira, 28, foi comemorados os 152 anos de Imigração Polonesa no Brasil. O evento foi promovido pela Fundação José Walendowsky e contou com a participação do prefeito de Brusque, Ari Vequi.
Dentre as comemorações o prefeito colocou um arranjo de flores na escultura “O Semeador”, que fica na praça Imigrantes da Polônia, Jardim Maluche..
Em sua fala, Vequi destacou a importância da colonização polonesa para a cidade de Brusque. “Esta data é de suma importância para nossa cidade. A gratidão por esse povo que veio colonizar nossa cidade e trouxe junto com eles a grande capacidade industrial, a grande capacidade desenvolvimentista para o povo brusquense. Acredito que o povo polonês fez muito nos 161 anos de nossa cidade. Acredito que este momento é um momento de gratidão, por homenagear essa comunidade tão forte na nossa cidade,” disse.
O presidente da Fundação José Walendowsky, Valdir Walendowsky, relembrou como a força dos imigrantes ajudaram a moldar Brusque. “É uma data altamente significativa para Brusque, não é só para a colonização polonesa, os imigrantes poloneses, mas também é uma data que dignifica todas as imigrações que vieram para a nossa cidade. É deste contexto de imigração que deram a formação profissional, a formação industrial e o poderio econômico, cultural e educacional que a nossa cidade tem,” destacou.
Além da solenidade na praça, o prefeito participou também do ato ecumênico religioso na Clube Esportivo Paysandú e do lançamento do livro: “O Voo da Águia – 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil,” da escritora e reitora da Unifebe Rosemari Glatz.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: