Prefeito de Itajaí diz que não há previsão para criação do distrito Verde Vale

Jandir Bellini apenas confirma a doação de terreno para construção de centro administrativo

Prefeito de Itajaí diz que não há previsão para criação do distrito Verde Vale

Jandir Bellini apenas confirma a doação de terreno para construção de centro administrativo

No mês passado, a Prefeitura de Itajaí recebeu doação de um terreno de 20 mil metros quadrados para a construção do Centro Administrativo das 15 comunidades rurais do município – região conhecida como estrada de Brusque. No entanto, a administração municipal ainda não elaborou o projeto de lei para a criação do distrito, que seria formado pelas localidades.

Enquanto a previsão da Comissão Pró Emancipação da Estrada de Brusque era de que o texto fosse encaminhado à Câmara de Vereadores em novembro do ano passado, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, afirma que não prometeu nada e que não há prazo para a criação do projeto de lei e do novo distrito.

“Apenas vamos criar o centro administrativo para poder beneficiar os moradores da Estrada de Brusque. Queremos oferecer os atendimentos para que eles não precisem de deslocar sempre até o centro de Itajaí. A criação do distrito é coisa para o futuro, não tem nada definido”, diz.

Terreno

O espaço de 20 mil metros quadrados doado à Prefeitura de Itajaí está localizado próximo à entrada da comunidade de Brilhante I, a 200 metros do asfalto. A prefeitura fará o levantamento da área e elaborará o projeto para iniciar a construção do Centro Administrativo, que terá de 800 a 1.200 metros quadrados de área.

De acordo com o presidente da Comissão Pró Emancipação, Vendelino Raimondi, foram solicitadas à administração municipal, a instalação de espaços para Unidade Básica de Saúde e pronto atendimento 24 horas, posto policial, Corpo de Bombeiros, Samu, agência dos Correios, agências bancárias, cartório, postos do administrativo municipal, atendimento da Câmara de Vereadores, Semasa, Codetran, Celesc, Samae e posto da Secretaria de Agricultura.

“O prefeito nos disse que fará de tudo para que todos esses serviços sejam implantados, inclusive aqueles que dependem de aprovação do governo do estado. Vai ser um grande avanço para as comunidades. Melhorará a qualidade de vida e evitará que o pessoal fique o tempo todo tendo que se deslocar para Itajaí”, afirma Raimondi.

A comissão prevê que o centro administrativo fique pronto entre o final de 2015 e o início de 2016. O prefeito de Itajaí, por sua vez, não define prazo para início e fim das obras, mas assegura que tentará dispor de todos os serviços solicitados pela comissão.

O distrito

Desde outubro de 2013, a Comissão Pró Emancipação da Estrada de Brusque busca transformar as 15 comunidades da região rural de Itajaí em município. Porém, as tentativas ainda não deram resultado, principalmente com o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que aborda a criação de novos municípios. Para driblar a barreira, a comissão resolveu criar um distrito, o qual dependeria de projeto de lei elaborado pela prefeitura do município e posterior aprovação da Câmara. Em maio do ano passado, as comunidades elegeram o nome “Verde Vale” para o futuro distrito.

Comunidades

Arraial dos Cunhas

Baía
Brilhante I
Brilhante II
Campeche
Canhanduba
Colônia Japonesa
Itaipava
Km 12
Laranjeiras
Limoeiro
Loteamento São Pedro
Rio do Meio
Rio Novo
Paciência

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo