Prefeito de Nova Trento critica decisão do governador: “Nós queremos o comércio aberto”
Gian Voltolini se posicionou contra decreto de Carlos Moisés em entrevista
Com a possibilidade de prorrogação do decreto do governo estadual, que mantêm o comércio fechado nas cidades catarinenses, o prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, criticou a decisão do governador Carlos Moisés.
Em entrevista ao Nova Trento News, Voltolini pediu que o governador reveja o posicionamento e dê autonomia aos municípios a decisão de abrir ou não o comércio.
“Nós sabemos o que está acontecendo no nosso município. Isso realmente não era necessário, nós podemos abrir o nosso comércio”, diz.
Ele aponta que muitos municípios não têm casos confirmados da Covid-19, como é a situação de Nova Trento. Assim, com possibilidade de orientações e cuidados, o prefeito acredita que não há necessidade de fechar o comércio.
“Nós queremos o nosso comércio aberto ou, pelo menos, que ele (Moisés) dê autonomia aos pequenos municípios que façam a sua legislação própria”, destaca.
Ele explicou que outros prefeitos de Santa Catarina criaram decretos próprios e foram revogados. Um deles chegou a ser barrado pelo Ministério Público do estado, com a possibilidade de prisão.
“Infelizmente, estamos amarrados e não podemos fazer um decreto com esta magnitude. Estou indignado com relação ao posicionamento do governo, prorrogando isso (decreto)”, conta.
O prefeito conta que Nova Trento tem 18 leitos preparados no hospital, sendo que nenhum está sendo usado. Contudo, ressalta que a vontade não justifica o aglomero de pessoas, que os cuidados de prevenção precisam ser continuados.
Confira o pronunciamento na íntegra abaixo: