Prefeito decreta situação de emergência em Brusque
Segundo Roberto Prudêncio Neto, foi uma decisão tomada em conjunto com as Defesas Civis estadual e nacional
Segundo Roberto Prudêncio Neto, foi uma decisão tomada em conjunto com as Defesas Civis estadual e nacional
O prefeito interino de Brusque, Roberto Prudêncio Neto, publicará ainda hoje o decreto municipal que estabelece situação de emergência no município. Ele informou à reportagem logo após às 14h que o documento está em processo de elaboração pela Procuradoria.
Segundo Prudêncio, a decisão levou em conta informações técnicas: “Foi uma decisão tomada em conjunto com a Defesas Civis estadual e nacional”. Ele ressalta também que o procedimento legal sinaliza a situação de emergência para todas as esferas do poder público.
Ocorrências
Até o meio-dia desta quinta-feira, a Defesa Civil de Brusque recebeu mais de 100 ocorrências de deslizamentos de terra no município. A diretora da Defesa Civil, Renate Klein, diz que o órgão registrou problemas em praticamente todos os bairros.
Ela afirma também que quando a residência for atingida, o morador deve ligar imediatamente para a Defesa Civil (191). Além disto, ele também deve permanecer fora da casa pois o local geralmente ainda apresenta riscos.
Com base nos últimos acumulados de chuva, principalmente em Botuverá e Vidal Ramos, aliado aos níveis já elevados dos rios nestas cidades e também em Brusque, o órgão fez uma nova projeção de nível: o novo pico deverá acontecer entre às 15h30 e às 17h30 de hoje, com a nova cota projetada entre 8 e 9 metros. O atual nível é de 7,30 metros.
Famílias abrigadas
Diferente do que a Defesa Civil havia repassado ao jornal Município Dia a Dia no início da manhã, não são duas, mas três famílias que estão abrigadas na Arena Brusque – duas do bairro Santa Terezinha e uma do Rio Branco.
Doações e solidariedade
A Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Defesa Civil pedem doação de travesseiros e roupas para as crianças e para os adultos que estão abrigados na Arena Brusque. Ao todo, 10 pessoas estão no local. Delas, uma é gestante e seis são crianças – cinco meninas e um menino. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, as duas meninas têm dois anos e os demais têm de três a sete anos.
A Fire Up, casa de shows localizada na rodovia Antônio Heil, bairro Santa Terezinha (próximo a Aradefe Malhas) informa que o pátio do local está à disposição da comunidade que mora nas partes próximas e que está com risco de alagamento para o estacionamento de veículos.
Ponte do Trabalhador
Ao meio-dia, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e a Polícia Militar bloquearam a ponte do Trabalhador, no bairro Santa Rita, devido a rachaduras na cabeceira. Porém, após a vistoria técnica de um engenheiro civil da Secretaria de Obras de Brusque, a passagem de veículos e de pedestres foi liberada. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, foi verificado que o local não apresenta riscos.
Aulas suspensas
Todas as escolas das redes municipal, estadual e particular de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nota Trento suspenderam as aulas de hoje em todos os períodos.
Quanto às universidades de Brusque, a Faculdade São Luiz vai manter as aulas no período da noite, porém a instituição diz que os alunos que encontrarem dificuldades de locomoção ou que estiverem com problemas particulares causados pela chuva não serão penalizados se faltarem.
Já Unifebe e a Uniasselvi/Assevim suspenderam as aulas da noite. O mesmo ocorreu com o Senac, que cancelou as atividades nos três períodos em todos os locais em que atua em Brusque, e com Sebrae, que suspendeu os cursos da Semana de Inovação e Tecnologia que ocorreriam hoje à tarde no Master Shopping Atacadista e à noite na prefeitura de Guabiruba.
Linhas interditas
Cinco linhas de transporte coletivo estão interditadas no município. Os moradores dos bairros Rio Branco, Thomaz Coelho, Limeira Alta e Baixa e Limoeiro, estão sem acesso às demais localidades.
Unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de Brusque informou que na tarde desta quinta-feira todas as Unidades de Saúde do município estarão fechadas. A pasta reforça também que o plantão noturno no Centro de Serviços em Saúde também permanecerá sem atendimento à população. Os casos de urgência e emergência devem ser conduzidos pelo Samu ao Hospital Azambuja.
Cota de enchentes
Saiba a cota de onde você reside: basta clicar aqui e inserir o nome da rua e clicar em “visualizar no mapa”.