Prefeito e secretária de Saúde destacam importância da vacina na desaceleração da pandemia em Guabiruba

"Não tem outra coisa a se fazer", destaca Valmir Zirke

Prefeito e secretária de Saúde destacam importância da vacina na desaceleração da pandemia em Guabiruba

"Não tem outra coisa a se fazer", destaca Valmir Zirke

Guabiruba chega a dezembro com cerca de 57% da população imunizada contra a Covid-19, mas esse número deve aumentar, já que quase 70% receberam ao menos a primeira dose.

Secretária de Saúde de Guabiruba, Amanda Kormann conta que, no início do ano, a situação foi a mais complicada da pandemia, pela disparada de casos ainda em um momento em que poucas vacinas estavam disponíveis. Segundo Amanda, o principal desafio foi o esgotamento dos profissionais de saúde devido ao aumento da demanda.

“Temos que agradecer nossos profissionais, que se dedicaram esse tempo todo, trabalhando aos sábados nos mutirões de vacinação. Eles fazem um belo trabalho e atendem muito bem quem procura”, destaca o prefeito Valmir Zirke.

Cinco meses sem mortes por Covid-19

O cenário, porém, mudou ao longo dos meses. Guabiruba registrou, desde o início da pandemia, 49 mortes por causa da Covid-19. Devido ao avanço da vacinação, porém, a cidade chegou a ficar cinco meses sem nenhum óbito, entre junho e novembro de 2021.

“Acredito que hoje estamos com um número satisfatório de vacinados, mas continuamos a pedir para quem ainda não se vacinou procurar a sala de vacina para se imunizar”, diz a secretária.

Até o dia 6 de dezembro, a cidade havia registrado mais de 4,3 mil casos de Covid-19, 12 ativos. Zirke destaca a importância da vacina na desaceleração da pandemia na cidade e também faz um apelo para que a população procure se imunizar.

“Muitas vezes, queríamos que as coisas fossem mais rápidas, mas estamos felizes com a queda grande dos números, isso veio através das pessoas que foram vacinadas. Passei o início da pandemia como vice e está bem diferente agora. No começo do ano, os casos aumentaram, perdemos várias pessoas queridas, que a gente conhecia, mas muitos deles ainda não tinham sido vacinados. Não tem outra coisa a se fazer contra a Covid-19 que não seja se vacinar”.

A vacinação contra a Covid-19 em Guabiruba acontece na Policlínica, que fica no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h até por volta de 17h, sem fechar para almoço. O município também organiza mutirões em alguns sábados para quem não pode ir até o local durante a semana.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo