Prefeito eleito Ari Vequi e vice Pastor Gilmar são diplomados pela Justiça Eleitoral
Por conta da pandemia do coronavírus, não houve cerimônia
O prefeito e vice-prefeito eleitos de Brusque, Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC), foram oficialmente diplomados na tarde desta quinta-feira, 17.
Por conta da pandemia não houve cerimônia na Justiça Eleitoral, sendo que o documento foi disponibilizado para impressão.
A diplomação é um ato formal após o resultado das eleições e a prestação de contas e, também, é condição para a posse no cargo em 1º de janeiro de 2021.
“Quero parabenizar a condução do processo pela Justiça Eleitoral neste pleito. Cumprimento também os 15 vereadores diplomados e pretendo construir com todos, uma cidade cada vez melhor. Durante quatro anos, construímos uma grande aliança por Brusque e quero honrar o apoio e a confiança recebida no dia 15 novembro”, comenta Ari Vequi.
Partidos pediram suspensão da diplomação
Na terça-feira, 15, os partidos Podemos, PT, PSB e PV pediram ajuizaram ação pedindo suspensão da diplomação de Ari e Pastor Gilmar. Os partidos fizeram um pedido de liminar para que a diplomação dos eleitos fosse suspensa até o julgamento do processo.
Eles afirmaram que a campanha cometeu “abuso do poder econômico decorrente da utilização da estrutura de empresa de considerável porte para a realização de campanha eleitoral em favor de candidato”, referindo-se à Havan, que também é citada na ação.
Na sentença, a juíza Clarice Ana Lanzarini, afirma que, embora sucinta, a decisão anterior analisou o alegado abuso de poder econômico. A magistrada diz ainda que “não há como dissociar a figura do empresário Luciano Hang de sua empresa Havan, já que o mesmo é seu principal garoto propaganda”.