X
X

Buscar

Prefeito eleito de Guabiruba, Valmir Zirke fala sobre planos para a gestão

Atual vice-prefeito venceu o pleito com 6.166 votos

Prefeito eleito de Guabiruba com 6.166 votos, Valmir Zirke (PP) pretende dar continuidade às ações do governo de Matias Kohler, do qual é vice até o final de 2020, mas não descarta realizar mudanças pontuais para seguir os trabalhos. Em janeiro, obras como as das ruas Carlos Boos e Guabiruba Sul terão a continuidade priorizada, assim como as da policlínica no bairro Imigrantes e da nova escola no Holstein.

Zirke também relata que esteve ouvindo lideranças de diferentes ruas e bairros para saber as necessidades específicas. “Vamos atender aos clamores da população, com o que eles nos cobraram. Entendo que estes clamores são muito mais importantes para definir as prioridades.”

Com o atual prefeito fazendo a transição ao atual vice, Zirke relata que segue cumprindo sua função vigente até 2020. A partir de 2021, as secretarias estão sujeitas a algumas mudanças. Junto com o vice eleito, Cledson Kormann, serão feitas reuniões com os secretários atuais. A ideia é continuar, mas com melhorias.

“Vamos ver quais vão continuar. Alguns não demonstraram interesse, então procuraremos nomes novos. Tivemos muitos elogios, mas algumas críticas em algumas secretarias. Temos que ser um governo de continuidade, mas é um governo novo. Quem estiver junto, quem quiser continuar tem que vir com bastante gás, com vontade de fazer mais.”

Zirke afirma que a situação orçamentária de Guabiruba foi, inevitavelmente, afetada pela pandemia de Covid-19. No entanto, enfatiza que não houve um comprometimento. O prefeito eleito lembra que houve, em alguns pontos, menores custos, como na educação, também por conta da pandemia. Afinal, aulas presenciais estiveram suspensas pela maior parte do ano.

“Nossa prefeitura está muito enxuta. Nós vamos começar 2021 com cerca de R$ 15 milhões em conta. Porque tivemos cuidado com o dinheiro público, mas não porque fizemos poupança. A pandemia atrapalhou algumas obras, mas vamos continuar, e teríamos continuado até o fim do mandato atual caso não tivéssemos sido eleitos. Não deixamos de investir.”

Uma das questões mais importantes de Guabiruba tem sido o abastecimento de água, que continua a ser alvo de críticas. Zirke acredita que a partir de 2021 a Atlantis Saneamento consiga, enfim, realizar os investimentos necessários na estrutura física da rede. Ele reconhece o problema, que “está no limite”.

“Ficamos parados um ano no Tribunal de Contas e se a Atlantis tivesse conseguido investir por um ano na estrutura, estaria melhor. A tubulação é antiga, tem mais de 40 anos e gera problemas sérios para a população. Cada dia é um dia a menos para o problema, porque agora a empresa pode investir como previsto em contrato. Sou um cobrador da situação, encaminho as reclamações de água suja ou falta d’água. Ocorria o mesmo com a Casan, mas não tinha a ver com a prefeitura.”

O prefeito eleito também afirma que a intenção da gestão de Matias Kohler era a municipalização do sistema. No entanto, as condições do serviço deixadas pela Casan tornariam a transição muito mais cara, o que causaria um endividamento maior do que o razoável.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar