X
X

Buscar

Prefeito eleito Jonas Paegle ouve sugestões da diretoria da Acibr

Reunião realizada na segunda-feira, 24, discutiu projetos para os próximos quatro anos

O prefeito eleito de Brusque, Jonas Paegle (PSB), junto ao vice, Ari Vequi (PMDB, reuniu-se nesta segunda-feira, 24, com representantes da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). O objetivo do encontrou foi ouvir sugestões e demandas da classe empresarial junto à Prefeitura de Brusque, já que ele será empossado, em 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos.

Diversos assuntos estiveram em pauta, na reunião que foi bastante prolongada. Um deles é um problema relativamente recente da cidade: a proliferação de andarilhos pelo Centro. Segundo o prefeito eleito, foram discutidas formas de minimizar o problema.

A diretoria da Acibr propôs a execução de um projeto, em parceria com igrejas, paróquias e grupos de voluntários que já atuam no município em prol desses moradores, bem como com o poder público, para a resolução da questão.

“Este é um problema da nossa sociedade e também estamos confiantes que esta nova administração poderá tomar algumas medidas já no início do próximo ano sobre isso”, afirmou o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter.

Na mesma toada, foi discutido o problema do imóvel dos Correios, no Centro, o qual também serviu de abrigo para moradores de rua. Uma das propostas ventiladas foi a aquisição do local pela prefeitura, mas ainda sem definição do que pode ser instalado lá.

“Parece que ali tem um problema de encanamento, a gente teria que derrubar. Vamos ver isso lá na frente”, afirma Jonas Paegle.

Ainda sobre a ocupação do Centro, o prefeito eleito ouviu dos empresários questionamentos a respeito dos artistas de sinaleira. Ele informou que irá estudar uma forma de disciplinar o uso de espaço público, nestes casos.

“São assuntos importantes da cidade e que de primeira mão a gente terá que tomar providências”, disse Paegle.

Outros assuntos em pauta

Os empresários também cobraram a instalação de câmeras de monitoramento na entrada da cidade, como forma de melhorar a segurança pública.

Pela proposta, a Polícia Militar e a prefeitura fariam reconhecimento de eventuais problemas por meio de consulta a irregularidades por meio das placas dos veículos que entram em Brusque.

O prefeito eleito também ouviu reclamações a respeito da falta de mobilidade urbana no Centro da cidade, o qual está cada vez mais congestionado, devido ao aumento gradativo do número de veículos. “Temos que melhorar isso, porque está realmente deixando a desejar”, afirmou.

Sem citar nomes, Jonas Paegle disse que foi informado por empresários da Acibr que há empresas de fora interessadas em se instalarem no município, e para isso foi solicitado o apoio da prefeitura.

Turismo e empreendedorismo

Outro tema abordado foi o desenvolvimento regional, bem como o fortalecimento do turismo, não só de Brusque, mas das cidades vizinhas, como Botuverá, Guabiruba e Nova Trento.

“O turismo é um importante braço da economia que precisamos fortalecer cada vez mais. Temos que pensar em um turismo regionalizado e este também é um pensamento desta administração”, diz Habitzreuter.

Já quanto a Praça do Empreendedor, tanto a Acibr como os representantes da administração eleita acreditam que este seja um projeto essencial para Brusque, que deverá ser instalado fora da prefeitura e que irá contribuir de forma efetiva na abertura das empresas e solução de determinados problemas.

“Queremos o bem para a cidade e encontramos o respaldo nessa administração recém-eleita. Acreditamos que isso irá gerar frutos muito positivos, e a previsão é darmos continuidade a essa conversa, onde todos ganham”, afirma Habitzreuter.

Jonas Paegle avaliou positivamente o encontro. “Foi uma primeira reunião, muito importante. Eles [empresários] têm um plano e isso, claro, vem a somar com as nossas ideias para a cidade desenvolver, crescer. Não podemos ficar parados”, conclui.

Da mesma forma, diz o vice-prefeito eleito, Ari Vechi. “Trocamos muitas ideias e informações, para que possamos iniciar em janeiro, tudo o que propomos no período eleitoral, e integrar a nossa sociedade”.