X
X

Buscar

Prefeito Jonas Paegle deixa PSB e se filia ao Democracia Cristã

Filiação foi oficializada no início deste mês

O Democracia Cristã (DC) anunciou a filiação do prefeito Jonas Paegle no partido. A oficialização aconteceu no início deste mês, no gabinete. O prefeito de Brusque era filiado ao PSB, partido pelo qual disputou a eleição e venceu em 2016.

O presidente da sigla em Brusque, Jocemar dos Santos de Lima comemora o reforço de Paegle no partido. “É uma satisfação para nós ter feito a filiação do prefeito de Brusque. É uma força política, já foi vereador também, e ter o prefeito atual no nosso partido que é considerado pequeno, é muito importante”.

Lima afirma que pesou na decisão do prefeito o fato de o partido ser cristão. “O prefeito é bem voltado a questão religiosa e isso, com certeza, fortaleceu sua vinda. Foi tudo muito neutro, sem exigência de candidatura”, diz.

Por meio da Diretoria de Imprensa da prefeitura, o prefeito Jonas Paegle confirmou a filiação ao DC, partido “cujos ideais fazem parte de sua trajetória política”.

O prefeito afirma que por ser médico e entender que Brusque e Santa Catarina passam pela pandemia do coronavírus, o foco neste momento está em administrar a cidade e cuidar da população no enfrentamento da doença, e por isso, “não irá fazer outros comentários sobre a troca de partido”. 

Planos para a eleição

O presidente destaca que o partido tem 26 pré-candidatos a vereador no município, entre eles, o diretor da secretaria de Governo e Gestão Estratégica, André Vechi, que também está filiado a sigla. 

Também foi cogitada a hipótese de o secretário da Saúde, Humberto Fornari, migrar para o partido. Lima diz que houve conversas, mas não se confirmou.

De acordo com ele, a intenção do partido é disputar a eleição na majoritária, com indicação de candidato a prefeito ou vice-prefeito. “Ainda vamos nos reunir para decidir como será. Além do prefeito Jonas, temos outro nome importante que é o pastor Gilmar Doerner, da igreja Calvário, que pode ser pré-candidato a majoritária. Se não tiver na cabeça, nosso partido vai a vice com certeza”.