Prefeito visita obra do PAC no bairro Santa Terezinha
Implantação das galerias foi completada ontem; pavimentação será finalizada em 15 dias
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel (PT), visitou nessa quarta-feira, 10, a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Bacia Sete de Setembro, na rua George Boettger, fundos do Stop Shop. Embora a obra ainda esteja incompleta – com a tubulação exposta a céu aberto -, o tom do encontro entre Eccel e a comunidade foi de festa. O motivo da visita do prefeito à rua foi que a implantação da nova tubulação na rua foi, praticamente, finalizada. Faltam oito galerias para que tudo esteja pronto para a pavimentação.
Inicialmente, a previsão do poder público era de os trabalhos na rua levariam 60 dias, colocando o término para novembro. Eccel afirma que o ritmo acelerado foi possível graças ao bom tempo e ao andamento sem problemas com a empresa executora da obra, como aconteceu noutras obras do PAC. “Mesmo com a obra neste estado, que não é o ideal, nós comemoramos muito esta finalização das galerias, porque era uma reivindicação antiga da comunidade, que sofria com as chuvas”, disse o prefeito aos presentes.
Eccel diz que o principal feito da obra é que, se chover, as galerias já impedirão que aconteçam alagamentos, mesmo sem a pavimentação. Douglas Crespi, morador da rua há mais de 30 anos, afirma que várias vezes perdeu noites em claro com medo de que a sua casa fosse alagada. “Quando chovia, não tinha como sair nem entrar em casa. Se a gente via que parecia que ia chover, já não saía de casa com medo”, afirma Crespi.
Janete Cadore Veloso, proprietária da Centauro’s Confecções – que fica exatamente no ponto em que a obra está neste momento – , diz que está satisfeita com o andamento da obra, mas faz a ressalva de que, agora, seu estabelecimento está sem saída para a rua. “É um sacrifício que precisamos fazer, mas espero que semana que vem esteja liberado”, diz Janete.
Gilmar Vilamoski, secretário de obras, destaca que o número de pessoas beneficiadas ultrapassa os cerca de 500 moradores da localidade. “Tem a escola Santa Terezinha, que possui 1,1 mil alunos, o Stop Shop, com mais de 200 lojas, os clientes do Supermercado Archer e quem passa por aqui para pegar a rua Santos Dumont”, diz.
Obra
De acordo com Vilamoski, as novas galerias instaladas medem 2,5m por 2m de largura, 14 vezes maior do que os dutos de 60cm de diâmetro que havia na rua antes. Isso deverá garantir que a água da chuva não volte mais, como os moradores antigos da rua contam que acontecia no passado.
O próximo passo da obra será a pavimentação da rua George Boettger, o que deve ser finalizado em 15 dias. Depois, os trabalhos passarão pela rua Santos Dumont, e então segue para a João Heil, onde será feito um túnel para levar a água de lá para o rio.