Prefeitos de Brusque e da região de Trento, na Itália, discutem imigração e cheias
Semelhanças entre as duas regiões foi pauta do encontro com comitiva estrangeira
Semelhanças entre as duas regiões foi pauta do encontro com comitiva estrangeira
As semelhanças entre a região do Itajaí-Mirim e Trento, na Itália, pautaram o encontro entre o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o vice, Ari Vequi, com representantes de cinco cidades trentinas na sexta-feira, 24, em Brusque.
Participaram o encontro os prefeitos de Bieno, Luca Guerri, de Roncegno, Mirko Montibeller, e de Telve, Fabrizio Trentin, além do vereador de Grigno, Giupseppe Corona.
Estima-se que o Brasil recebeu mais de 2,6 milhões de trentinos entre os séculos XVIII e XIX. Brusque e a região do Itajaí-Mirim foi uma das regiões brasileiras que receberam os imigrantes trentinos.
Além dessa proximidade histórica, foi discutida as semelhanças geográficas das duas regiões. Trento e o Vale do Itajaí-mirim são constantemente castigadas pelas chuvas e há anos são feitos investimentos para diminuir os impactos. A comitiva estrangeira fez um breve relato dos principais investimentos realizados ao longo das últimas décadas para se evitar as calamidades naturais.
Os prefeitos italianos, além de manter os contatos institucionais com as cidades onde receberam a levas de migrantes, também estão visitando famílias, principalmente aquelas que ainda mantém seus vínculos com a terra natal de seus antecedentes.
“Toda a região dos vales do Itajaí-açu e Mirim, são registradas a presença dos trentinos. Em Brusque, que também recebeu esses migrantes, temos marca de sua cultura e no desenvolvimento desde o início da cidade. Esperamos que esse primeiro contato, possa gerar algum tipo de parceria futura”, comenta o prefeito de Brusque Jonas Paegle.