X
X

Buscar

Prefeitura abre licitação para obra do parque linear de Brusque

Local integrará o pavilhão de eventos com o parque das Esculturas

A Prefeitura de Brusque abriu processo licitatório, na modalidade tomada de preço, para a contratação de empresa para execução da obra do parque linear, que integrará o pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof, com o parque das Esculturas.

A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 4 de março, às 16h30. De acordo com o edital, o valor máximo destinado a obra é de R$ 1.271.501,26. 

Ainda segundo o edital, as empresas que cotarem algum item acima dos valores estipulados na planilha orçamentária serão automaticamente desclassificadas.

O prazo para execução da obra é de oito meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. 

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, explica que após a licitação a prefeitura precisa encaminhar uma série de documentos para a análise da Caixa Econômica Federal. Só depois que a Caixa autorizar e a primeira parcela estiver depositada na conta da prefeitura é que poderá ser feita a assinatura da ordem de serviço e autorizado o início das obras.

“Como é um recurso próprio do Ministério do Turismo tem toda essa burocracia, por isso não posso precisar uma data para início das obras porque tem que passar por todos os processos. Só quando a primeira parcela cair na conta podemos iniciar”, diz.

Vequi lembra que o projeto do parque linear teve início ainda em 2018. O objetivo, segundo ele, é reurbanizar aquela área da cidade e torná-la um espaço mais humanizado. “Se perceber bem, aquela é uma área complicada para o pedestre, calçadas ruins, não tem uma árvore. Vamos transformar aquele local, revitalizar para que as pessoas possam caminhar, andar de bicicleta, aproveitar o comércio daquela região”, destaca.

A obra

A obra do parque Linear consiste em uma requalificação das calçadas em frente ao pavilhão de eventos, na rua Gentil Batisti Archer. No local, será incluída uma ciclovia, um canteiro central e as calçadas novas.

No canteiro central ficarão algumas esculturas que estão espalhadas pela cidade. Elas serão colocadas lá para criar um trajeto de esculturas, que conduzirá o pedestre até o parque.

Nos canteiros centrais, junto com as esculturas, haverá áreas de descanso. Também está prevista uma linha de ciclofaixa que vai até o parque das Esculturas.
O espaço em frente a Arena Brusque também será remodelado. No local, serão implantados novos canteiros, além disso, as ruas serão elevadas aos níveis das calçadas, com um mirante de concreto com vista para a avenida Beira Rio e o rio Itajaí-Mirim.