Prefeitura abre portas para receber aliados do governo que foram exonerados da Câmara de Brusque
Diversas secretarias recebem os aliados e postos importantes mudam de comando
Todos os aliados do governo municipal exonerados na Câmara de Vereadores de Brusque já foram realocados ou, ao menos, estão com futuro certo. Após perder o comando da Mesa Diretora para o vereador e ex-aliado do governo, André Vechi (DC), o prefeito Ari Vequi (MDB) teve que lidar com cinco exonerações de apoiadores.
Secretaria de Fazenda, Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Zoobotânico foram os rumos dos aliados do governo exonerados pela Mesa Diretora da Câmara. Ainda há uma nomeação a se confirmar no Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev). Todos os cargos pertencem ao “guarda-chuva” da prefeitura.
Antes da eleição da Mesa Diretora, André e Ari romperam a relação política que tinham. Antes mesmo de se eleger presidente do Legislativo, André já indicava que iria exonerar os aliados do governo dos cargos na Câmara. A base do governo lançou o vereador André Rezini (Republicanos) como candidato, e perdeu a eleição para André Vechi por 9 a 6.
Foram exonerados de cargos no Legislativo os servidores Eduardo Hoffmann, Fabiana Dalcastagné, Marciano Giraldi, Daniela Fuzon Bosio e Valdir Primmaz, conhecido como Valdir da Sky. Uma reforma administrativa proposta pela Mesa Diretora reformulará os cargos comissionados.
Mudanças detalhadas
O ex-assessor de mídias da Câmara Valdir Primmaz assumiu no dia 15 de fevereiro o cargo de coordenador no Samae de Brusque. A indicação de Valdir, que é suplente de vereador, não é “assumida”. Por um lado, dizem que ele é indicação do Patriota e, por outro, de Jones Bosio, aliado do governo.
Presidente do PP de Brusque, Eduardo Hoffmann ocupava cargo cedido pela prefeitura à Câmara. Ele foi anunciado no dia 16 de janeiro como secretário de Fazenda e Gestão Estratégica. O PP compõe a base do governo no Legislativo com os vereadores Alessandro Simas e Jean Pirola.
Anteriormente, o secretário de Fazenda era Rodrigo Cesari. Como Cesari acumulava funções e exercia também o cargo de secretário de Comunicação Social, o governo optou por deixá-lo somente no comando da Comunicação.
A ex-chefe de gabinete da presidência da Câmara Daniela Fuzon Bosio assumiu como diretora do Zoobotânico de Brusque. Carlos Alexandre Reis, que era diretor do Zoobotânico até a chegada de Daniela, foi nomeado no dia 18 de janeiro como diretor-geral da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A ex-diretora do Samae (governo Bóca) e ex-secretária de Fazenda (governo Paulo Eccel), Fabiana Dalcastagné, então diretora do Departamento Jurídico da Câmara, pode assumir o cargo de diretora-geral do Instituto Brusquense de Previdência. No entanto, no caso dela, ainda não há definição.
No dia 23 de janeiro, o então assessor parlamentar Marciano Giraldi assumiu como diretor de Esportes Comunitários da FME de Brusque. Atualmente, as indicações de cargos da fundação são do PSD, partido de Danilo Rezini, ex-vereador e presidente do Brusque.
O então diretor de Esportes Comunitários antes da chegada de Marciano, Eduardo Gohr, foi realocado de função dentro da FME e assumiu, no dia 1º de fevereiro, o cargo de chefe de Esportes de Alto Rendimento.
Situação cargo a cargo
Valdir Primmaz: assume como coordenador no Samae de Brusque;
Eduardo Hoffmann: assume como secretário de Fazenda;
Daniela Fuzon Bosio: assume como diretora do Zoobotânico;
Fabiana Dalcastagné: pode assumir como diretora-geral do Ibprev;
Marciano Giraldi: assume como diretor de Esportes Comunitários na FME;
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior