X
X

Buscar

Prefeitura apaga pintura feita por artistas em praça no Centro de Brusque; veja a justificativa

Organizador do evento se posicionou sobre o assunto

A Prefeitura de Brusque apagou, nesta segunda-feira, 7, uma arte realizada em um muro da praça do Sesquicentenário, localizada no Centro de Brusque. A obra foi pintada por dois artistas participantes do evento “Joga Bola“, realizado no local na tarde do sábado, 5. Segundo organizadores do movimento, havia uma autorização para realização do evento, mas não para a pintura.

“A solicitação para realizar o evento foi feita através do Instituto Brusquense de Planejamento, porém, em nenhum momento nos atentamos ao detalhe do uso daquele espaço para a construção de um grafite. No projeto apresentado inicialmente, o grafite estava dentre as atividades a serem realizadas no evento, mas não havia nenhuma descrição com relação ao local ou espaço a ser utilizado”, disse o organizador e idealizador do movimento, Sandro Ortiz.

Segundo o diretor da Secretaria de Comunicação Social da prefeitura, Murilo José, os artistas responsáveis pela arte não tinham autorização para realizar a pintura.

“Para que a pintura fosse feita era preciso uma autorização do setor que cuida dos patrimônios municipais na prefeitura, coisa que não foi feita. Esse setor é responsável pelas praças de Brusque e foi ele que realizou a manutenção do muro. O pedido formal nunca existiu”, disse Murilo.

“Talvez este tenha sido um equívoco de nossa parte. Entendemos o posicionamento e os questionamentos, mas acreditamos que pelo bom relacionamento que temos com a prefeitura e as secretarias, conseguiremos encontrar um caminho para viabilizar esta oportunidade de trazer mais cor ao espaço. Queremos de alguma forma, trazer para mais perto de nossa comunidade esta cultura tão rica dos movimentos urbanos que já são uma realidade e tendência mundial”, complementa Sandro.

Arte

A arte foi assinada pelos artistas Jesus do Egito e Vini Verwiebe que, em parceria com as crianças presentes no evento e com cores vivas, realizaram um grafite que buscava ilustrar a cultura do basquete e o movimento urbano.

Vini Verwiebe ao lado da arte que já estava em processe de finalização / Arquivo pessoal

“Na parede eu escrevi o nome do projeto e desenhei dois personagens jogando basquete. A arte não continha nada de vulgar ou algo de cunho político. Quando foi apagada me senti frustrado, pois depositei tempo pra criar, preparar a parede e aplicar a arte. Foi triste saber que a minha intenção foi invalidada de forma grosseira”, disse Jesus ao jornal O Município.

O caso também gerou repercussão nas redes sociais. Em uma publicação no seu Instagram, a cantora Rívia mostrou seu descontentamento com a situação em um vídeo.

“Não sei teve apoio direto da prefeitura, porém, o espaço estava bem no descaso e o que nos restou de sentimento é injustiça e preconceito. Um sentimento de descaso com o povo de Brusque, pois inúmeros problemas acontecem na cidade e demoram meses, talvez anos para serem resolvidos. Nem chegamos a concluir a arte. Foram dedicados cerca de três dias para projetar e pintar (até o passo em que estava). Para finalizar levariam mais algumas horas, porém, a ação de remoção dela foi muito rápida, algo que nunca vi antes. O sentimento mesmo é de boicote”, complementa Vini Verwiebe.

Evento

O “Desafio dos Parques” foi um evento de pré-lançamento do projeto “Joga Bola”, que foi realizado em Brusque no sábado, 5. O movimento tem por objetivo, revitalizar espaços públicos para a prática esportiva e instituir núcleos de desenvolvimento e aprendizado gratuito pela cidade.

O evento teve o dia voltado para a promoção do basquete e a cultura de rua, com diversas atividades ao longo do dia. Pela manhã houve um “camp” para crianças de 10 a 15 anos da escola Alberto Pretti, que é da rede pública de ensino e fica localizada no bairro Limeira.

Naquela tarde também foram realizadas as trocas das tabelas de basquete da praça, já com o objetivo de implementar um núcleo de escolinhas.

Conversas

Após o “camp” os estudantes tiveram a oportunidade de bater um papo com Fabrício Chagas, ex-atleta profissional de basquete com passagens por seleção brasileira, mas que sofreu com a dependência do crack durante a sua carreira e hoje, reabilitado, contou como o esporte o ajudou a dar a volta por cima e hoje ser exemplo para milhares de crianças e jovens pelo Brasil.

Finalizando a manhã, a criançada pode receber a visita do goleiro do Brusque Futebol Clube, Ruan Carneiro, que interagiu com o público e a criançada promovendo um desafio de arremessos de lance livre.

Já no período da tarde o foco foram as competições de Basquete 3×3 nas categorias base e livre que contaram com 32 equipes inscritas ao todo. Enquanto a bola rolava em quadra, comandando o som estava o DJ Blade e DJ Leokdio nas pickups, com as trilhas sonoras das ruas. Já na voz estavam os artistas da cena local como Rivia, V7tinho, Vini Lake e DGE.

Desabafo

Sobre a ação realizada pela prefeitura, o movimento disse ainda em nota, que recebeu a notícia com muita tristeza. Porém, acreditam no bom relacionamento com o poder público para que algo seja feito.

“Ficamos tristes com o acontecido pelo trabalho e tempo dedicado pelos artistas, mas acreditamos que pelo bom relacionamento e apoio que temos da Prefeitura, das secretarias e dos membros da Câmara de Vereadores, podemos discutir e viabilizar esta iniciativa, já que o objetivo do projeto é ser um braço fiscalizador da manutenção destes espaços públicos. Seria incabível pactuarmos com qualquer ato de vandalismo e este tipo de arte ainda é marginalizada muitas vezes pela falta de conhecimento”, disse Sandro.

“O evento teve diversos aspectos positivos e que merecem a devida atenção e importância. Foi um movimento para todas as idades e repleto de diversão. Vamos seguir trabalhando em outras iniciativas para consolidar cada vez mais este movimento”, complementou.

Arte sendo feita por Jesus do Egito / Arquivo pessoal

Leia também:
– Câmeras de monitoramento flagram homem furtando garrafa de bebida em supermercado de Brusque
– Tempo: veja o que está indicando previsão para o Vale do Itajaí nesta terça-feira
– Universo Cênico apresenta Mostra Teatral em Brusque; saiba onde assistir os espetáculos
– Colisão entre carros deixa duas pessoas feridas na BR-470, no Vale do Itajaí
– Enem 2022: prova de redação acontece neste domingo

– Assista agora:
“Se você não lutar, a doença vai te derrubar”, diz moradora de Brusque que venceu o câncer de mama