Prefeitura apresenta proposta de convênios para órgãos de segurança pública de Brusque
Um projeto de lei deve ser encaminhado nas próximas semanas para a Câmara
O prefeito Jonas Paegle, junto de integrantes do governo municipal e do poder Legislativo, se reuniu, durante a tarde desta sexta-feira, 14, com representantes das polícias Civil e Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
Em pauta, a intenção do Poder Executivo em formalizar, através de uma lei que será enviada à Câmara de Vereadores, convênios que visam a destinação de recursos financeiros para as forças de segurança pública existentes na cidade, face a iminente extinção do Fundo de Melhoria da Polícia Militar (Fumpom) e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom). A medida visa, também, beneficiar a Polícia Civil, que poderá usufruir dos recursos para custear as suas estruturas locais.
“Procuramos em outras cidades – que já passaram por situação semelhante – a solução dada para este grande problema”, ressalta o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina.
“Nós verificamos que diversas cidades do nosso estado que conseguiram repassar a essas instituições recursos municipais através destes convênios. E é através desta forma que vamos continuar auxiliando as polícias e o bombeiro. Tenho certeza que só temos estes índices de segurança pública em razão do excelente trabalho destes órgãos”.
Presente na reunião, o delegado regional de Polícia Civil, Fernando De Faveri, agradeceu a sensibilidade da prefeitura ao pensar na corporação que, segundo ele, é sempre esquecida pelos governantes, haja vista os parcos investimentos realizados nos últimos anos. “O poder público, junto da sociedade civil, entendeu a importância de que a Polícia Civil passe a integrar estes convênios. Vai ao encontro direto dos interesses da comunidade, considerando que instauramos os inquéritos que visam elucidar os crimes aqui praticados”, comenta.
Quem também comemora este primeiro passo para a formalização de convênios com as forças de segurança pública brusquenses é o tenente coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar. O oficial ressalta que as quantias são extremamente importantes para que a PM consiga manter os índices de excelência na região.
“Tão logo procuramos o Poder Executivo, ele se mostrou preocupado, pois não podemos deixar cair os índices de segurança da cidade. Temos aqui uma qualidade de segurança de primeiro mundo e não podemos deixar cair”, frisa.
Após ser totalmente formulada pela Procuradoria Geral do Município em conjunto com a Secretaria da Fazenda, a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e o Gabinete do prefeito, o projeto de lei deve aportar no Legislativo em regime de urgência para que os convênios possam ser firmados ainda no ano de 2018.
“Nós estamos de parabéns neste momento por fazer este processo andar de maneira satisfatória”, finaliza o prefeito Jonas Paegle.