Prefeitura criará estrutura voltada ao bem-estar animal em Brusque; saiba como funcionará
Edital para credenciamento de clínicas veterinárias para castrar animais está aberto
Já está disponível para as empresas o edital que prevê o credenciamento de clínicas veterinárias interessadas em firmar acordo com Prefeitura de Brusque para oferecer o serviço de castração de animais na cidade.
No plano estabelecido inclui a criação de estrutura destinada especificamente para o bem-estar animal. Ela deve ser inserida junto à Vigilância Sanitária, com a área de controle de zoonoses, conforme conta a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.
“Prevê ações de curto, médio e longo prazo que incluem a implantação de um abrigo de animais e de um hospital veterinário no município”, afirma.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que cidades do porte de Brusque tenham aproximadamente 27 mil animais de estimação. Deste universo, o cálculo é de que 10% viva em alguma condição de abandono, o que representaria cerca de 2,7 mil animais.
A partir da identificação, castração e chipagem dos animais de rua, a Secretaria de Saúde deve fazer um convênio com empresa para o monitoramento do chip do animal, que ficará sob os cuidados de ONGs.
A prefeitura irá auxiliar as entidades para a alimentação e manutenção da saúde dos pets. E ainda irá colaborar com a divulgação dos animais aptos à adoção responsável, que deve ser incentivada por meio de campanhas educativas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube