Prefeitura de Blumenau deve definir em julho se Oktoberfest acontecerá ou não em 2021
Aumento no número de casos nas últimas semanas é prejudicial aos planos de realizar a festa
A definição se a Oktoberfest em Blumenau será realizada ou não em 2021 deve ser anunciada no próximo mês. Ao menos é a expectativa do secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel. Segundo ele, a discussão ainda está em andamento, mas o principal item em consideração continua sendo a saúde.
Leia mais:
– Prefeitura de Brusque estuda alternativas para decidir se Fenarreco será realizada em 2021
– AO VIVO – Fenarreco, setor de eventos e turismo: diretor-geral fala sobre desafios em Brusque
O secretário destacou que todo o planejamento e modelo da festa já foram elaborados e estão prontos, tendo como foco principal evitar aglomerações. Greuel não quis adiantar como ela aconteceria em meio a pandemia – já que a decisão ainda não foi tomada – mas afirmou que existem quase 500 diferenças com a festa habitual.
“Não gosto de dar previsões, o prefeito é quem vai confirmar se sim ou se não, mas só daqui algumas semanas. A gente está em contato o tempo todo com a saúde, aqui município e do estado, e avaliando tudo. Se o prefeito decidir que vai ter, a gente tem o modelo da festa pronto”, afirmou Greuel.
Ainda segundo o secretário, quando o projeto estava sendo elaborado, foi levado em consideração o andamento das vacinações e as respostas que isso poderiam dar a imunização da população. Porém, destacou que o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas é preocupante e com certeza está sendo avaliado.
“Não estou dizendo que por isso não haverá festa. Não, isso ainda não sabemos. Mas o acompanhamento da vacinação está sendo feito, e esse aumento nos casos, com certeza preocupa”, concluiu.
Discussão recorrente
Em abril, a repórter Alice Kienen conversou com o diretor-geral da Sectur, Guilherme Gunther, que falou sobre a elaboração do projeto, confira aqui entrevista. Ainda em abril, a Eisebahn decidiu que, caso festa ocorra, não irá participar.
Cabe destacar também que, na Alemanha, o governador da Baviera, Markus Söder, divulgou no mês passado o cancelamento da edição de 2021 da festa. A motivação seria pelo porte financeiro da festa e a incerteza da possibilidade do evento. Esse foi o segundo ano consecutivo da Oktober cancelada em Munique.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube