Prefeitura de Botuverá aponta necessidade de ter mais clareza sobre a situação do Hospital Azambuja
Município se manifestou por nota e disse que Ammvi ainda aguarda documentos da unidade
Município se manifestou por nota e disse que Ammvi ainda aguarda documentos da unidade
A Prefeitura de Botuverá se manifestou por meio de nota oficial nesta sexta-feira, 25, sobre a situação do Hospital Azambuja.
Nos últimos dias, tem sido veiculada na imprensa a necessidade de que os municípios da região também contribuam para o funcionamento do hospital, como é o caso de Guabiruba e Botuverá, cuja referência em urgência e emergência no SUS é o Azambuja.
Em nota, a prefeitura afirma: “a Prefeitura de Botuverá em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o município sempre esteve à disposição da Secretaria de Saúde de Brusque, que é a gestora do SUS deste Hospital nestas tratativas, tentando encontrar alternativas no repasse entre os Fundos Municipais de Saúde”.
O comunicado continua: “Precisamos ter clareza que vários outros encaminhamentos foram feitos pelos municípios, principalmente na busca do apoio do estado de Santa Catarina na construção da Política Hospitalar Catarinense, que foi aprovada em agosto deste ano, trazendo maiores aportes financeiros aos hospitais que atendem municípios da região, entre outros pontos importantes. Também em reunião dos prefeitos da Ammvi foi definido um estudo técnico dos impactos financeiros e propostas de equalização dos hospitais da nossa região, faltando ainda documentos do Hospital Azambuja para continuidade deste trabalho, não recebido pela Ammvi até o momento”.
A prefeitura informa que a reunião da direção do hospital com a Secretaria de Saúde de Botuverá aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23. Afirma ainda que o encontro ocorre “depois de todos os pronunciamentos diretamente à imprensa, sem haver contato anterior nos últimos dias”.
Segundo o município, nesta reunião ficou definido que os municípios buscarão esclarecer e solucionar o objeto das questões levantadas, com a presença do gestor de saúde de Brusque.