Prefeitura de Brusque abre Banco de Talentos e disponibilizará sistema para envio de currículos

Interessados em trabalhar na prefeitura poderão se inscrever e enviar currículo para futuras vagas em cargos comissionados

Prefeitura de Brusque abre Banco de Talentos e disponibilizará sistema para envio de currículos

Interessados em trabalhar na prefeitura poderão se inscrever e enviar currículo para futuras vagas em cargos comissionados

Após o processo seletivo para contratação de servidores comissionados, a Prefeitura de Brusque abriu um Banco de Talentos. Atualmente, o sistema reúne currículos de pessoas que não foram aprovadas no processo, mas que poderão ocupar futuras vagas conforme disponibilidade.

Ainda no primeiro semestre, o Banco de Talentos deve ser lançado oficialmente no site da prefeitura e passará a receber inscrições. Na prática, quem estiver interessado em trabalhar na administração municipal poderá enviar currículo, que será analisado.

Bancos de Talentos são sistemas que reúnem informações de candidatos que podem ser contratados no futuro. São comuns em empresas: quando alguém deseja trabalhar em determinado local, mas não há vagas disponíveis, a pessoa pode se inscrever no Banco de Talentos da empresa.

O secretário de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella, afirma que a implementação do Banco de Talentos na prefeitura ocorreu após a adesão de candidatos ao processo seletivo. Boa parte dos participantes que não foram aprovados agora possuem os currículos “guardados” e, no futuro, poderão trabalhar na prefeitura.

“Há muitas pessoas boas fora do nosso radar, que não conhecemos, e o processo seletivo deu este sinal. Há pessoas capacitadas que querem trabalhar na prefeitura. Percebemos que muitos currículos bons ficariam de fora, mas, no futuro, poderíamos reaproveitar em outros cargos”.

Funcionamento do sistema

O objetivo é que o Banco de Talentos tenha mais funções além de receber os currículos. O secretário comenta que a proposta envolve ainda o envio de notificação aos interessados em trabalhar na prefeitura para atualização do currículo.

“Após quatro ou cinco meses, se a pessoa ainda não tiver sido chamada [para trabalhar], o e-mail da prefeitura vai enviar uma notificação para que o currículo seja atualizado”, explica. “Desta forma, teremos sempre currículos atualizados para todas as áreas”.

Leonardo exemplifica que, a partir do Banco de Talentos, cargos para funções técnicas na Secretaria de Saúde poderão ser repostos com mais agilidade.

“A ideia é que os cargos estritamente técnicos sejam repostos por meio do Banco de Talentos. É uma forma de institucionalizar uma meritocracia”. Conforme o secretário, para captar mais currículos, a prefeitura pretende divulgar o Banco de Talentos com mais intensidade quando o sistema possibilitar inscrições.


Assista agora mesmo!

Com bailão e danceteria, Shopping da Tradição trouxe shows de música gaúcha a Brusque:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo