Prefeitura de Brusque adere ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-SC
Até 2020, 35 ações devem ser realizadas para melhorar a administração municipal
Até 2020, 35 ações devem ser realizadas para melhorar a administração municipal
Brusque já foi reconhecida como a Cidade dos Tecidos e o Berço da Pronta Entrega. Mas, atualmente, o que nos move? Para responder esta pergunta e, junto disso, profissionalizar cada vez mais todas as áreas da gestão municipal, a Prefeitura de Brusque aderiu, durante a última quinta-feira, 30, ao Programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae-SC).
O projeto, que reúne 35 soluções para a administração pública, já é efetuado em aproximadamente 40 cidades do estado. O objetivo é promover inovação, desburocratização e o empreendedorismo na esfera municipal.
A primeira etapa, denominada de “Cidade em Números”, que já está em desenvolvimento, consiste em um diagnóstico detalhado do governo. Depois, até dezembro de 2020, será realizada uma série de treinamentos, ações, eventos e consultorias para ampliar e qualificar o atendimento ao cidadão em todas os setores.
“Teremos, a partir de agora, 16 consultores à disposição de Brusque”, ressalta Sérgio Cardoso, coordenador regional do Sebrae na Foz do Itajaí. “Já temos uma ampla experiência, desde 2017 já trabalhamos com este projeto, que iniciou em Santa Catarina e já está sendo nacionalizado. É um acerto muito grande (…) sempre citamos como um dos exemplos de atuação do programa a cidade Balneário Camboriú, que aderiu. Pra abrir uma empresa, levava 105 dias. Hoje leva cinco”.
O evento de lançamento ocorreu no salão nobre da prefeitura, com a presença de secretários e diretores. “Queremos com isso trazer facilidades e maior qualidade de atendimento para o cidadão e, claro, inclusive aumentar a arrecadação do município, seja por meio da captação de recursos clássica e as parcerias público-privadas”, afirma o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina.
Ari Vequi, vice-prefeito de Brusque, diz que o Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em diversos eixos. “Passamos cerca de seis meses discutindo essa parceria com o Sebrae, para que possamos desenvolver o futuro da nossa cidade. Queremos fomentar o progresso, a geração de novos empregos e melhorar a cidade como um todo, seja na parte administrativa, usando bem os recursos que temos, fazer mais com o pouco que temos, e também buscarmos o crescimento sustentável.
Em seu discurso no lançamento da parceria, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, destacou que a medida visa dar um rumo para a cidade nos próximos anos. “Uma das primeiras medidas será a Sala do Empreendedor, que já está quase pronta e em breve estará ajudando os empresários de Brusque a abrirem e manterem seus negócios de maneira ágil e eficaz”.