X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque aguarda decisão sobre Oktoberfest para manter ou cancelar Fenarreco

Membros do governo dizem que ainda é difícil ter uma posição oficial sobre a principal festa da cidade

A realização da 35ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), que está programada para acontecer entre os dias 8 a 18 de outubro no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, ainda é uma incógnita.

Consultado por O Município, o vice-prefeito Ari Vequi diz que ainda é difícil dar uma posição oficial sobre o assunto, já que há muitas dúvidas sobre a evolução dos casos de coronavírus no estado. “Se continuar como está neste momento, a tendência é não fazer, mas ainda não temos muita noção de como será nos próximos meses”, diz.

Vequi diz que a prefeitura deve aguardar uma posição de Blumenau e Itajaí sobre a realização ou não da Oktoberfest e Marejada.

“A partir do momento que Blumenau anunciar, acredito que vamos seguir a mesma linha. As três festas estão ligadas, têm o mesmo público, então não tem como decidirmos isso sozinhos, pois são três festas tradicionais, o ideal seria que as três cidades definissem juntas”, avalia.

O diretor de Turismo, Sérgio Kunitz, diz que, no momento, a secretaria trabalha como se a festa fosse acontecer normalmente, mas ainda não tem como dar uma posição oficial sobre cancelamento ou não.

“Temos muitas dúvidas de como estará a situação lá na frente. Não podemos garantir que vai acontecer e nem que não vai. Blumenau está na mesma situação, também está esperando”, diz.

Kunitz afirma que as licitações para limpeza, segurança, recepção, decoração da festa estão sendo refeitas, já que o cenário é incerto.

“Estamos trabalhando para que aconteça, estamos fazendo simulações de cenário, mas também dependemos de recursos. Está difícil conseguir patrocínio, não podemos fazer a despesa sem a contrapartida. Mas estamos acreditando que até lá se normalize”.

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, avalia que, no cenário atual, a Fenarreco pode ser realizada na data prevista. Porém, tudo depende do comportamento do vírus nos próximos meses.

“Na nossa avaliação, no momento, permanece como uma festa que vai acontecer, mas é óbvio que se a pandemia se estender muito, vamos retroceder. Estamos prevendo mais dois meses com o vírus: junho e julho, e aí teríamos agosto e setembro para poder trabalhar na festa”, diz.

Desde o início da pandemia em Santa Catarina, em março, diversos eventos tradicionais já foram cancelados, como a Osterfest, em Pomerode, que aconteceria em abril.

Aqui na região, a Prefeitura de Guabiruba cancelou a Festa da Integração e a Prefeitura de Botuverá cancelou a Festa Bergamasca, ambas estavam programadas para acontecer em junho. A Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), que aconteceria em Brusque de 10 a 14 de junho, também não acontecerá em 2020.

Na segunda-feira, 4, a Prefeitura de Jaraguá do Sul anunciou o cancelamento da Schützenfest, que estava agendada para o mês de novembro. Em Joinville, o Festival Bierville, que aconteceria em setembro, foi adiado para 2021.

Oktoberfest

No dia 30 de abril, a Prefeitura de Blumenau anunciou que decisão sobre a realização da Oktoberfest em 2020 será divulgada na segunda quinzena de maio.

Na nota divulgada à imprensa, a prefeitura informa que “esta é uma decisão complexa diante do cenário da pandemia do coronavírus e dos impactos para a economia local”.

A Oktoberfest de Munique, na Alemanha, já foi cancelada.