Prefeitura de Brusque ainda espera documentos para liberar construção do novo shopping
Faltam detalhes para o licenciamento ambiental e aval dos bombeiros
O processo para a liberação da obra do Brusque Shopping está praticamente parado na Prefeitura de Brusque. Desde janeiro, quando O Município noticiou a última reportagem sobre o tema, nada mudou: faltam documentos importantes para que a construção seja autorizada.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Rogério dos Santos, o processo continua a tramitar no órgão. “A parte dos bombeiros e ambiental ainda faltam”, diz.
Veja também:
Dívida trabalhista do antigo HEM é de cerca de R$ 7 milhões
Presentes em quase todos os bairros, mercadinhos de Brusque mantêm clientela fiel
Brusquenses optam pelas excursões para visitar Oktoberfest Blumenau
O aval do Corpo de Bombeiros é fundamental para a liberação. O licenciamento ambiental é uma situação mais complicada.
A princípio, a Sacs queria construir o empreendimento a menos de 30 metros de um curso d’água que atravessa o terreno. Após solicitação da prefeitura, a empresa refez o projeto e passou a respeitar o ribeirão.
Segundo Cristiano Olinger, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), o licenciamento tramitou no órgão, mas foi enviado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) – antiga Fatma.
O IMA informa que nesta quarta-feira, 17, foram solicitadas adequações no projeto. De acordo com o instituto, o licenciamento “está em fase de análise”.
Depois que o licenciamento ambiental e a autorização dos bombeiros for concedida, o alvará de construção poderá ser emitido. Então as obras compensatórias poderão ter início.
Conforme informado em janeiro, o Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) exigiu que a Sacs realize uma série de obras viárias na região central e Jardim Maluche.
Veja também:
Memorial da fábrica de vasos Willy João Dietrich é o novo ponto turístico de Guabiruba
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Oktoberfest ultrapassa público da última edição com mais de 592 mil
A presidente do Comcidade, Jiane Mara Heil, diz que o processo permanece no mesmo patamar que estava no começo deste ano. Ela esclarece que o caso continua a tramitar, à espera de licença ambiental.
Sérgio Manzalli, sócio da Sacs Consult, diz que a construção do Brusque Shopping está mantida. “O shopping está legalizado, todas as leis ambientais, tudo”.
O executivo afirma que a empresa aguarda passar as eleições e o período de festas de fim de ano para o anúncio. “Estamos pensando em jogar [o lançamento] para fevereiro, antes do Carnaval”, afirma o executivo. “Já estamos começando a comercialização e temos as lojas-âncora”.