Prefeitura de Brusque auxilia Hospital Azambuja no aluguel de equipamentos para UTI
Governo do estado entregou diversos itens, mas não forneceu bombas de infusão
Na quinta-feira passada, 23, o governo do estado informou que seriam enviados equipamentos para montagem de mais 12 leitos de Unidades de Terapia intensiva (UTI) para o Hospital Azambuja de Brusque.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, a negociação com o governo estadual não foi prometida por escrito, mas a princípio, os 12 leitos seriam completos, “desde respiradores, monitores e bombas de infusão, que contemplam o mínimo necessário para que o leito de UTI seja utilizado de maneira segura”.
Fornari informa que o governo do estado entregou ao hospital as camas hospitalares, monitores e respiradores, mas não teriam as bombas de infusão. Além disso, o Azambuja está preparando um espaço físico para abrigar os novos leitos.
A prefeitura resolveu, com isso, auxiliar para a aquisição dos equipamentos. O governo discutiu, por meio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), se faria aquisição ou aluguel do equipamento faltante, mas segundo Fornari, “teríamos que abrir licitação, com uma tomada de preços que levaria no mínimo uns 30 dias, o que atrasaria a abertura dos leitos”.
Desta forma, na quarta-feira, 29, o secretário participou de uma reunião com o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito, Ari Vequi, para avaliar a possibilidade do município realizar uma implementação financeira para o Hospital Azambuja, que realizará o aluguel dos equipamentos pelo período de 12 meses.
Fornari destaca que este é período mínimo de aluguel deste tipo de equipamento, e com o valor do aluguel repassado ao hospital a transação pode ocorrer mais rápido.
A entrega das bombas de infusão deve ser realizada até o dia 15 de agosto. Sobre a reforma física do espaço que será utilizado para a instalação das UTIs, o secretário informa que está aguardando um ofício do hospital que deve informar se o espaço deve ficar pronto até o dia 15 de agosto ou nos dias seguintes. A previsão é de que os leitos sejam entregues entre 15 a 20 dias.
O secretário frisa que o dinheiro destinado será do Fundo Municipal de Saúde de Brusque, e assim que o hospital confirmar a empresa e o valor do comodato, deve entregar a proposta de incrementação de orçamento. A secretaria apresentará toda a transação ao Conselho Municipal de Saúde de Brusque (Comusa), para apreciação e solicitação de aprovação.