Prefeitura de Brusque busca manter modelo cívico-militar em escola do Paquetá
Ofício solicita ao MEC a manutenção do programa educacional em Brusque
O prefeito interino de Brusque, André Vechi, assinou um ofício endereçado ao Ministério da Educação, solicitando a renovação do termo de cooperação para que a Escola de Ensino Fundamental (E.E.F.) Paquetá continue aplicando o modelo cívico-militar. Ofício foi assinado nesta terça-feira, 16.
Conforme o chefe do Executivo, apesar de o governo federal já ter demonstrado interesse na descontinuação deste programa educacional, todas as tratativas possíveis serão realizadas, visando a sua manutenção da escola.
Vechi avalia que o modelo de ensino tem dado certo em Brusque, e diz que trabalhos estão sendo feitos para que este convênio seja renovado.
“Sou entusiasta da escola cívico-militar, uma conquista feita há várias mãos. Nossa ideia é solicitar para que a gente possa manter o excelente trabalho que vem sendo feito na E.E.F. Paquetá, trazendo bons resultados de segurança, disciplina, pedagógicos, tudo isso com a parceria dos militares”, complementa.
O ofício assinado pelo prefeito interino será remetido à secretária da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Serafina Schweickardt.
Programa
O modelo de escola cívico-militar implantado na EEF Paquetá prevê a lotação de militares designados pelo Ministério da Defesa.
Eles atuam junto do diretor, que ainda é designado pelo prefeito, nas questões administrativas e pedagógicas da unidade educacional.
Além do conteúdo programático previsto na rede municipal de ensino, a presença de militares na escola visa, através de diversas ações, resgatar valores éticos e morais entre os estudantes. O objetivo é desenvolver virtudes e sentimento cívico entre os discentes.
Leia mais:
1. VÍDEO – Bebê recém-nascida é transferida em estado grave de Criciúma para UTI do Hospital Imigrantes
2. WhatsApp anuncia função que protege conversas com senhas
3. Organização da 29ª Fenajeep anuncia novidades e confirma que evento mudará de local em 2023
4. Carro de luxo é flagrado mais de 200 km/h na BR-101, em SC
5. Por ordem da mãe, jovem restaura muro que havia pichado em Balneário Camboriú