Prefeitura de Brusque começa a trocar pneus carecas de ônibus escolares
Frota do município está circulando com pneus velhos; licitação para compra de novos foi concluída semana passada
A Secretaria de Educação de Brusque inicia nesta semana as trocas dos pneus dos ônibus do município que realizam o transporte escolar.
Nesse ano, a pasta recebeu denúncia de que a frota estava rodando com pneus carecas, o que coloca em risco a segurança das crianças.
Segundo o secretário José Zancanaro, quando iniciaram as aulas, em fevereiro, é que o governo percebeu que o estado dos pneus dos ônibus que são de propriedade do município estava defasado. Ainda em fevereiro foi lançado o processo licitatório para troca das peças.
Ele atribui isso à má conservação pelas gestões anteriores, e avalia que a denúncia deveria ter sido feita muito tempo atrás.
“Os pneus estão carecas não é de agora. Esses pneus estavam carecas de alguns anos. Ninguém fez a denúncia na administração anterior, como tinha que fazer”, afirma.
O secretário diz que em abril já era para ter sido feita a substituição dos pneus velhos por novos, com a conclusão do processo licitatório iniciado dois meses antes.
Entretanto, houve recurso e contestação por um dos fornecedores concorrentes da licitação e, por isso, o processo só foi homologado no dia 9 de maio.
Os pneus, diz o secretário, estão sendo substituídos nesta semana, processo que deve ser concluído na próxima. “A denúncia chegou tarde, intempestiva, pois já está solucionada”, reafirma.
Os pneus estão sendo substituídos gradativamente porque a frota não pode parar de circular e, neste caso, a troca está sendo feita de um ônibus por vez.
Para Zancanaro, se trata de um problema que deveria ter sido resolvido no ano passado, e não é culpa da atual gestão.
“O que a gente chama a atenção é que os pneus não ficaram carecas nestes três meses de aula, em fevereiro, março e abril. Isso já vinha há mais de um ano se arrastando”.
Os veículos do município não são obrigados, pela lei municipal, a passarem pela fiscalização anual a qual são submetidos os que fazem parte da frota de empresas particulares contratadas para a prestação do serviço.
Ainda assim, segundo a Secretaria de Trânsito e Mobilidade, isso foi feito no ano passado, mas ainda não foi realizado em 2017.