Prefeitura de Brusque cria grupo gestor para tentar reduzir custos
Objetivo é minimizar gastos com alugueis, consumo de energia, água, manutenção de veículos e folha de pagamento
Objetivo é minimizar gastos com alugueis, consumo de energia, água, manutenção de veículos e folha de pagamento
Com o objetivo de alinhar as ações e reduzir custos, a Prefeitura de Brusque criou um grupo gestor que se reúne toda terça-feira, no gabinete, para definir as estratégias de cada setor da prefeitura.
Formado pelo prefeito Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vequi, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, secretária da Fazenda, Edena Censi, e demais representantes de cada pasta, a cada semana o grupo discute as ações de uma área específica.
“Quando o assunto é educação, o secretário José Zancanaro participa; quando é saúde, é o secretário Humberto Fornari, e quando é sobre obras, quem participa é o secretário Renato de Borba. Essas são as áreas que recebem mais recursos, por isso, é importante discutir essas ações mais de perto”, diz o vice-prefeito Ari Vequi.
De acordo com ele, o objetivo maior do grupo é a redução de despesas da prefeitura, tanto com folha de pagamento, quanto com custeio de aluguel, consumo de energia, água, manutenção de veículos, entre outros.
O vice-prefeito cita como exemplo a manutenção dos veículos da prefeitura. Somente no ano passado, segundo ele, foram gastos em torno de R$ 800 mil só em manutenção.
“Hoje, os grandes empresários conseguem saber via satélite onde está o seu caminhão, a máquina, e a prefeitura não tem esse controle. Se a pessoa quiser, pode encostar a patrola embaixo de uma árvore e ficar sem trabalhar. São situações como esta que discutimos no grupo gestor, uma das intenções é modernizar a gestão para que possamos ser mais eficientes com o que temos hoje”.
Outra situação abordada no grupo são os vários alugueis pagos pela prefeitura. “Aluguel é um absurdo o que a prefeitura paga. Cada prefeito que passou, alugou como quis, e agora estamos avaliando todos esses espaços com o objetivo de cortar custos”.
Vequi cita os espaços utilizados pela prefeitura como depósito. De acordo com ele, a administração conta com, pelo menos, três espaços alugados em áreas diferentes da cidade.
“Temos vários depósitos espalhados pela cidade, a ideia do grupo gestor é centralizar em um local só. Não é necessários ter dois, três. Também pagamos aluguel para projetos, como a escola de ginástica rítmica, podemos ver a possibilidade de remanejar as aulas para a parte superior do Pavilhão, da Arena ou até mesmo escolas que podem ser usadas no período noturno”.
Vequi também diz que um assunto constante no grupo gestor é o gasto com pessoal. “Arrecadamos em torno de R$ 24 milhões e temos que viver com base nesta arrecadação. Hoje, a nossa folha está chegando a 52,9%, temos o crescimento vegetativo da folha, mês a mês a despesa aumenta. Não podemos passar dos 54%, por isso, temos este grupo, para avaliar todas as situações”.
O vice-prefeito destaca que todas as solicitações de hora-extra e licença passam pela avaliação do grupo. “Temos que avaliar essas ações com muito cuidado porque senão o secretário libera o que quer e não temos um controle. Com o grupo, fazemos uma programação de curto, médio e longo prazo, para que os secretários tenham bem claro o que têm de recurso e o que pode ou não ser feito”.