Prefeitura de Brusque disponibiliza vacinação contra o sarampo para crianças
Desde quinta-feira, 22, todas as crianças entre seis e 11 meses de vida devem tomar a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo. A determinação é do Ministério da Saúde. A medida vale para todo o país, inclusive para municípios que não tem casos da doença. Antes, somente eram imunizadas crianças dessa faixa etária […]
Desde quinta-feira, 22, todas as crianças entre seis e 11 meses de vida devem tomar a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo. A determinação é do Ministério da Saúde.
A medida vale para todo o país, inclusive para municípios que não tem casos da doença.
Antes, somente eram imunizadas crianças dessa faixa etária que fossem viajar para regiões com surto da doença. Em Brusque, a vacina para esse público já está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, assim como na Policlínica central.
Para receber a dose, os pais devem levar a carteira de vacinação e um documento da criança, como a certidão de nascimento, além do RG do acompanhante.
A “dose zero”, porém, não altera o calendário de vacinação da criança, que deve retornar ao posto de saúde ao completar um ano, para receber a tríplice viral e o reforço aos 15 meses com a tetra viral.
Outros grupos que devem se imunizar contra o sarampo são: qualquer adulto com até 29 anos, que não tenha recebido a vacina, deve tomar duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias; pessoas entre 30 e 49 anos, uma dose, sem a necessidade de repetição.
Acima desta idade, somente por recomendação médica. Dúvidas podem ser esclarecidas nas salas de vacinação dos postos de saúde.