Prefeitura de Brusque e Epagri/Ciram assinam acordo de cooperação técnica

Com o acordo, o sistema de prevenção de enchentes será modernizado

Prefeitura de Brusque e Epagri/Ciram assinam acordo de cooperação técnica

Com o acordo, o sistema de prevenção de enchentes será modernizado

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Epagri/Ciram, representada pelo gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais – Ciram, Edson Silva, nesta quinta feira, 20. Com isso, a Prefeitura avança mais uma etapa na modernização do sistema de prevenção de enchentes. 

O Acordo de Cooperação Técnica visa, de forma compartilhada, a implementação da modelagem hidrológica, a partir do sistema de monitoramento já instalado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Defesa Civil e do Samae. A Epagri/Ciram será responsável pela supervisão técnica para efetuar a medição das vazões, a partir da medição das seções e das velocidades de escoamento.
Com os dados obtidos, serão elaboradas as curvas cota-vazão para cada ponto, de forma a entender que vazões representam cada altura de lâmina de inundação, definindo um modelo hidrológico do comportamento dos ribeirões. 
– Temos que unir esforços para garantir formas de minimizar os impactos das tragédias climáticas na vida das pessoas, pois, é isso que a sociedade espera de nós – ressaltou Eccel durante a assinatura.
Já o gerente do Ciram destacou o pioneirismo de Brusque no acordo de cooperação com a Epagri/Ciram, objetivando integrar redes e sistemas de monitoramento:
– Brusque se adiantou e assinou o acordo antes dos outros municípios da região – comentou Silva.
Fonte: Secom Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio