Prefeitura de Brusque e Hospital Azambuja discutem revisão do contrato
Contrato de prestação de serviços é para os atendimentos disponíveis pelo SUS
Contrato de prestação de serviços é para os atendimentos disponíveis pelo SUS
O Hospital Azambuja e a Prefeitura de Brusque discutem a revisão do contrato de prestação de serviços, onde o município garante o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o prefeito Ari Vequi (MDB), o hospital pede um valor acima da inflação, e o dinheiro repassado é via recursos próprios do município.
“Está em discussão a renovação do contrato com o Hospital Azambuja. O que o Azambuja quer, nós não temos condições hoje de repassar, então estamos discutindo de que forma nós vamos fazer. O contrato existe, eles estão pedindo um aumento a mais da inflação”, informa Vequi.
Ele destaca ainda que o hospital está com dificuldades. Por conta da pandemia do coronavírus, diminuiu o repasse que o hospital recebe, pela diminuição da quantidade de procedimentos. Antes da pandemia, o hospital recebia em torno de R$ 25 milhões e agora o valor repassado é de R$ 19 milhões.
O gestor hospitalar do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, comentou a situação. “Estamos negociando com a Secretaria de Saúde a renovação do nosso contrato. Encaminhamos uma proposta e agora aguardamos um retorno”.
Bastiani ressalta que “um dos pontos delicados é quanto ao reajuste da equipe médica, os valores estão há seis, sete anos sem reajuste real. Mas nosso objetivo é concluirmos as negociações ainda esta semana”.
De acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, o que falta para o acordo no contrato é fechar valores dos sobreavisos das especialidades médicas. Ele informa que o preço está defasado e o contrato não permite um aumento significativo, por conta da inflação.
“Não conseguimos fazer a reposição total, tem que ser aos poucos. Também a Covid-19 aumentou muito os gastos com valores de sobreaviso e UTI, então é necessário contemplar todos estes aspectos na resolução do contrato”, comenta o secretário de Saúde.
Ele informa que até esta quinta-feira, 22, o caso deveria ter sido resolvido. “A Secretaria da Fazenda e a equipe do William Molina estão analisando os números para oferecer a proposta que o município terá para a renovação com o hospital”, finaliza. No entanto, não houve confirmação até o fechamento desta reportagem.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: