Prefeitura de Brusque entrega obras de macrodrenagem no bairro Limeira
População da localidade que recebeu as obras já sofreu por diversas vezes com as enxurradas
A cada chuva que caía, toda a população que vive nas ruas Angelo Tomazi, Luiz Mafezzolli e Alberto Muller – no bairro Limeira – passava por momentos de medo e tensão. Bastava uma precipitação mais intensa para que diversas residências fossem atingidas pelas águas pluviais que enchiam o ribeirão Limeira, sem ter pra onde escoar. As marcas de água nas paredes das casas continuam.
Porém, uma das maiores obras de macrodrenagem realizadas pela Prefeitura de Brusque entre o fim de 2017 e 2018, mudou a situação. “A gente está satisfeito. Antes, se tivesse uma enxurrada, transbordava o rio e a tubulação não comportava. Agora foi feito a troca e a gente espera que resolva o problema. Já passamos por várias enchentes aqui. Estourava muro, atingia nossas casas. Já perdemos muitas coisas”, afirma Adriano Ramos, um dos moradores da localidade.
Conforme o diretor geral da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Nik Imhof, foram diversas as dificuldades estruturais e de solo superadas para que a obra fosse entregue à comunidade. Na extensão de aproximadamente 500 metros foram implantadas novas galerias subterrâneas, tubulações de maior diâmetro, além de um trecho com galerias abertas em forma de “U”, proporcionando uma maior vazão em dias de chuva.
“A gente não conseguia muitas vezes aplicar o enrocamento, passamos por várias dificuldades, mas com um trabalho cuidadoso, conseguimos fazer toda a parte de colocação de rochas na vala fluvial, instalação das galerias, a parte da macrodrenagem, desassoreamento da vala e tudo o mais. Foi um dos trabalhos mais difíceis da Secretaria de Obras,
Outro morador que aprovou a obra da Prefeitura de Brusque foi Jean Carlo Amorim. Segundo ele, a intervenção do governo municipal na localidade tende a suprir a demanda da população para os próximos anos. “Eu creio que vai resolver o problema. Aquela preocupação que o pessoal tinha não vai existir mais”, frisa.
Da mesma forma, o morador do bairro Marcos Aurélio Reis também já perdeu móveis e teve a estrutura da sua casa danificada em chuvas ocorridas nos últimos anos. Hoje, ele comemora a entrega da obra de macrodrenagem naquela região. “Foi muita luta e agora esperamos que nas próximas chuvas de verão nada de ruim aconteça”, finaliza.