Prefeitura de Brusque estuda mudar locais do Albergue Municipal e Centro POP
Problemas estruturais seriam uma das motivações para mudança
Problemas estruturais seriam uma das motivações para mudança
Colaborou Thiago Facchini
A Prefeitura de Brusque estuda mudar os locais do Albergue Municipal e Centro POP. Atualmente, a estrutura localizada na rua Doutor Penido, no Centro do município, é sede dos dois serviços.
A intenção da prefeitura é reestruturar a política pública de atendimento da população em situação de rua. A mudança é analisada pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
O responsável pela pasta, Leandro Hyarup comenta que o prédio tem problemas estruturais e que não seria proveitoso realizar uma reforma no local, pois existem muitos itens para serem melhorados.
“Temos estudado a possibilidade de colocar esses equipamentos em um novo local. O ideal seria ainda em dois novos locais para desvincular o Centro POP do Albergue, pois embora os dois equipamentos atendam a população de rua, eles têm políticas distintas”, salienta.
De acordo com o secretário, é necessário realizar a distinção entre as políticas públicas e preservá-las para que funcionem da maneira mais adequada.
“Estamos fazendo um estudo de viabilidade dessa mudança. Tendo esse retorno ou conclusão positiva, devemos avançar com as tratativas de realmente mudar de local”, explica.
A mudança de endereço do Albergue e Centro POP é debatida há muito tempo no município. Recentemente, o assunto também foi discutido durante uma sessão na Câmara de Vereadores.
No início de maio, o ex-secretário de Desenvolvimento Social de Brusque e atual vereador, Jocimar dos Santos (DC) falou sobre um comentário do atual secretário de que a pasta realizava um estudo para fechar o Albergue e comprar vagas em entidades privadas, utilizando da estrutura física para potencializar e fortalecer o Centro POP.
“Algumas pessoas causam problemas, mas não são todas. Muitas estão tentando sair dessa situação. Se fecharmos o serviço, vamos ter dezenas de pessoas espalhadas pela cidade, em frente às lojas. Hoje, vemos muito pouco essas pessoas em situação de rua no Centro da cidade. Precisamos discutir esse assunto um pouco melhor”, disse o vereador na época.