Prefeitura de Brusque explica vistoria realizada na ponte do Guarani, que caiu nesta quarta-feira

Defesa Civil verificará compatibilidade do kit ponte para instalar no local

Prefeitura de Brusque explica vistoria realizada na ponte do Guarani, que caiu nesta quarta-feira

Defesa Civil verificará compatibilidade do kit ponte para instalar no local

A Prefeitura de Brusque apura as causas da queda da ponte Prefeito Antônio Heil, no bairro Guarani. O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, 9. Há poucos dias, uma vistoria foi realizada no local.

Conforme a Secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, explica que uma avaliação na estrutura da ponte foi realizada nesta terça-feira, 7. “Verificamos que ela estava sob estacas e que precisava fazer o cobrimento das estacas, mas ela estava funcionando normalmente”, diz.

Ela acredita que em função das águas algum material pode ter rompido as estacas, mas ainda não é possível afirmar. Segundo ela, aparentemente as estacas não estavam comprometidas. Andrea ainda acrescenta que com a queda as vigas foram comprometidas e não poderão ser reutilizadas.

Causa da queda

O prefeito Ari Vequi informou em entrevista ao jornal O Município que até o momento não foi possível detectar a causa da queda. Segundo ele, a ponte tem mais de 50 anos. “Talvez daria para recuperar através de retiradas das vigas e depois recolocar. Acredito que ela é uma ponte construída inteira e nós teremos dificuldade de talvez levantá-la ou teremos que destruí-la. Vamos aguardar a parte de engenharia e ver o que acontecer”.

Vequi recorda que a Defesa Civil alertou sobre os desmoronamentos, pois o solo estava muito molhado. “Essa cabeceira desmoronou e levou a ponte inteira. Vamos esperar a parte técnica avaliar o que aconteceu para que nós possamos tomar uma decisão”.

A secretaria afirma que a Defesa Civil vai auxiliar na construção da ponte. “A Defesa Civil tem um comprimento e uma largura de ponte e o espaço que temos lá pode ser compatível com o kit ponte que eles têm. Eles vão verificar se aquele tipo de kit comporta a largura e comprimento que nós necessitamos. Eles nos dando essa resposta nós iniciamos um projeto de cabeceira, que é feito com recurso próprio, ou teremos que fazer o projeto de uma ponte como um tudo”, explica.

Leia mais:

– Caminhoneiro que escapou de queda da ponte do Guarani relata momento de tensão
– Prefeito Ari Vequi irá decretar estado de emergência após queda de ponte em Brusque
– VÍDEO – Confira o exato momento da queda da ponte no bairro Guarani, em Brusque

Reclamações dos moradores

O vereador Cassiano Tavares, o Caca (Podemos), disse que desde o começo do ano tem recebido reclamações dos moradores do bairro Guarani com relação a ponte Prefeito Antônio Heil.

Segundo ele, ao longo dos anos ela sempre apresentou problemas que eram resolvidos pela administração municipal. No entanto, neste ano, quando assumiu a vaga no Legislativo, ele comenta que começou a ser procurado pela população.

“No começo de março um morador me avisou que ela estava abrindo um buraco em uma das cabeceiras. Fui verificar e falei com a Secretaria de Obras, eles me indicaram que era um problema do Samae que resolveria a tubulação. Após dois dias eles resolveram e pavimentaram”, diz.

Como ele é morador do bairro Guarani, Cacá explica que passa muito pelo local e em abril percebeu que as cabeceiras estavam afundando. Ele entrou em contato com a Secretaria de Obras que consertou o local. Em maio, ele recebeu novas fotos de moradores mostrando buracos que estavam abrindo na cabeceira.

“Novamente entrei em contato com o secretário Ricardo e eles resolveram. Na semana passada, eu percebi que a cabeceira estava afundando levemente de novo, pois já tinha acontecido em abril”, diz.

Cacá diz que alguns moradores do bairro viram uma comitiva da prefeitura avaliando a estrutura da ponte, inclusive com engenheiros. “Eles desceram, foram no leito da ponte, avaliaram a parte de baixo e identificaram problemas, mas ninguém soube me informar o que. Agora estou buscando as informações”.

Requerimentos

O vereador afirma que confeccionará um requerimento solicitando informações sobre a vistoria da equipe que esteve no local, além de questionar o que foi encontrado e se eles imaginavam que a ponte poderia desabar.

Segundo Caca, quando ele conversou com o secretário de Obras, Ricardo de Souza, em março sobre os problemas na ponte. “O secretário me falou que eles iriam mandar um engenheiro para saber o motivo do buraco e do desnível [na cabeceira]. Eles verificaram os problemas e arrumaram. A comitiva foi na semana passada, desceu no rio e fez um estudo no local”.

O vereador também afirma que produzirá um requerimento pedindo que a prefeitura faça um estudo urgente sobre as condições das pontes da rua Ourides Schwartz e da ponte que liga o Clube Guarani.

“Como essa ponte caiu era muito usada pelos caminhões que acessam o Rio Branco e a Guabiruba, com certeza essas outras pontes serão usadas. Estou pedindo um estudo da prefeitura para saber se elas têm condições de receber esse fluxo tão grande de veículos”, explica.

Colaborou Beatriz Coan


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo