Prefeitura de Brusque faz balanço das atividades em 2019

No evento, também foi sancionada lei que prevê renovação automática da isenção do IPTU a idosos

Prefeitura de Brusque faz balanço das atividades em 2019

No evento, também foi sancionada lei que prevê renovação automática da isenção do IPTU a idosos

A Prefeitura de Brusque realizou um balanço de suas atividades ao longo de 2019. O evento reuniu representantes de todas as secretarias, diretorias e autarquias do governo municipal que apresentaram um resumo de suas ações no auditório da Defesa Civil na tarde de quarta-feira, 11.

O prefeito em exercício, Ari Vequi, destacou que em 2019 a prefeitura conseguiu avançar muito, se comparado com 2017 e 2018. “Sem dúvida, foi o nosso melhor ano”, afirma.

De acordo com ele, 2020 promete ser um ano de conclusões de várias obras. “Vamos entrar com o pé direito nas obras que precisamos finalizar”, diz.

Entre as principais ações da prefeitura em 2019, Vequi destacou as obras de prolongamento da avenida Beira Rio, tanto na margem direita quanto na esquerda, que estão dentro do cronograma inicial planejado.

O prefeito em exercício também ressaltou a obra da rua Alberto Muller, que está praticamente concluída. “Já foi pavimentado 1,2 km, vai faltar cerca de 600 metros, que vamos concluir no início do próximo ano”.

A ponte sobre o Ribeirão Limeira, que integra as obras da margem direita da Beira Rio, também foi destacada pelo prefeito. De acordo com ele, a estrutura já foi concretada e faltará apenas a cabeceira para ser concluída.

Na área da Saúde, o destaque foi a inauguração da nova clínica de Fisioterapia na Arena Brusque, a implantação da política de assistência farmacêutica e ainda a parceria para o atendimento estendido aos fins de semana no Hospital Dom Joaquim.

Na Educação, o bom desempenho dos alunos da rede municipal na prova Acerta Brasil também foi destacada. Além disso, os investimentos em novos reservatórios do Samae no Bruschal, Dom Joaquim e Limeira, e também a aquisição da nova ETA Compacta da Limeira também foram apresentados.

No encontro, foram apresentadas ainda as principais ações da Secretaria de Assistência Social, Fundação Cultural, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Escola de Administração Pública (Esap), Fundação Municipal de Esportes, Fundema, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Governo e Gestão EStratégica, Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev), Secretaria de Obras, Procon, Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), Tecnologia da Informação e Secretaria de Turismo.

Isenção de IPTU

Durante o evento, Vequi sancionou a lei complementar 18/2019, que desobriga aposentados e pensionistas que recebem até três salários mínimos, de apresentar documentação a cada dois anos para renovar o benefício de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Brusque.

Com isso, quem já está com o benefício concedido, não precisa mais ir até a prefeitura para renovar, ou seja, a renovação será automática.

“Sabemos a dificuldade que os idosos têm para se deslocar muitas vezes. E decidimos estudar formas para evitar que eles precisassem fazer a prova de vida na prefeitura. Hoje é tudo informatizado e temos acesso fácil aos óbitos”, diz Vequi.

A alteração na lei vai beneficiar em torno de 9 mil contribuintes que estarão isentos do pagamento do IPTU automaticamente todos os anos. “Vai tirar um movimento grande de pessoas da prefeitura e facilitar a vida dos idosos, que continuarão recebendo o benefício normalmente”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo