X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque finaliza pavimentação nas cabeceiras da ponte do Rio Branco

Falta a instalação dos guarda-corpos para que as obras sejam concluídas e entregues integralmente

A Secretaria Municipal de Obras finalizou, durante esta quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, os trabalhos das pavimentações nos entornos das duas cabeceiras da ponte do Rio Branco. Também foram terminadas as partes de drenagem, sinalização e instalação de postes na via.

Conforme o secretário de Obras, Ricardo José de Souza, na pista de rolamento do bairro Souza Cruz foi confeccionado um trevo alemão, para facilitar o acesso e a saída da ponte.

“Tivemos que alargar um trecho de aproximadamente 200 metros. Quando o condutor sair da ponte para acessar a Avenida Dom Joaquim à direita, você tem uma alça de aceleração. No sentido bairro/Centro, você vai ficar no meio da pista, exatamente no trevo alemão. E quem vem do bairro e quer acessar a ponte, também ficará no meio da pista para acessar a esquerda para entrar na ponte”, frisa.

Para a entrega total da obra, falta a instalação dos guarda-corpos, as proteções da ponte. É um serviço que compete a empresa responsável pela construção. De acordo com o cronograma mais recente, os trabalhos serão concluídos na íntegra ainda no fim de abril.

Histórico da obra
A ponte começou a ser construída em fevereiro de 2016, e deveria ter sido concluída no final daquele ano. Em setembro de 2016, porém, a data foi adiada para o fim do primeiro semestre de 2017. Na ocasião, a obra já tinha 100% de sua fundação concluída. As quatro vigas principais, de 40 metros, já haviam sido concretadas. O problema estava na concretagem de outras vigas, que consiste em um processo lento, e em uma quantidade de funcionários menor do que havia no começo da obra.

A obra foi viabilizada por meio de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) do governo estadual. O custo total inicial é de R$ 3.387.143,97. O acesso terá 90m de extensão, oito metros de largura, com vão livre de 40m, ou seja, sem nenhum pilar dentro do rio. Antes do início da obra, o projeto sofreu adequações: a ponte ficou 1,5 metro mais alta, como forma de garantir a segurança da população em períodos de cheia. Em fevereiro de 2018, o DGI verificou a necessidade mais R$ 200 mil para finalizar a ponte do Rio Branco.