X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque implantará 0800 para cancelar e confirmar consultas médicas

Objetivo é reduzir número de faltas aos atendimentos agendados

A Secretaria de Saúde de Brusque planeja implantar, dentro de três meses, um serviço telefônico gratuito para a confirmação de consultas. De acordo com a pasta, as tratativas já começaram e o setor de Tecnologia da Informação (TI) trabalha para tornar a ideia realidade.

Segundo o secretário Humberto Fornari, o objetivo com a inovação é reduzir o absenteísmo no SUS. A prefeitura registra altos índices de faltas em consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas especialidades.

Leia também:
Salário do prefeito de Brusque está entre os maiores de Santa Catarina

Idosa abandonada morará definitivamente com amiga de Tijucas

A pasta estuda como implantar o sistema telefônico há algum tempo. Recentemente, soube-se que a prefeitura já tem um número de 0800 (gratuito) há alguns anos, mas ele estava desativado. Segundo Fornari, com isso, ficou mais fácil criar a central telefônica.

O serviço será operado pela própria prefeitura. Funcionários públicos ficarão à disposição dos usuários que quiserem ligar para o 0800 para confirmar ou cancelar consultas médicas nas UBS.

Fornari diz que embora exija interesse por parte do paciente, a central é uma iniciativa importante para reduzir as faltas. Há alguns meses a prefeitura começou a ligar para os pacientes que usam o transporte para outras cidades para confirmar a presença, numa iniciativa similar a do 0800.

Aplicativo
O Ministério da Saúde divulgou durante esta semana que os pacientes do SUS receberão avisos de consultas diretamente no celular, por meio de um aplicativo. Porém, a Prefeitura de Brusque ainda não foi comunicada.

Segundo o secretário de Saúde, não chegou qualquer sinalização do governo federal sobre a implantação dos avisos via aplicativo. Ele afirma que, por enquanto, o que existe é somente a lista da transparência na saúde, operada pelo governo do estado.

Leia também:
Empresária brusquense faz carreira política em Canoinhas

Estiagem prolongada afeta abastecimento de água do Samae

Fornari diz que há uma dificuldade em colocar um app como o sugerido pelo Ministério da Saúde em operação. As informações têm que estar conectadas às consultas marcadas, o que gera trabalho para o setor de informática.

Segundo o anúncio do ministério, o aviso no celular será possível porque o sistema e-SUS Atenção Básica foi atualizado. Os profissionais de saúde poderão incluir diretamente no sistema informações como vacinas e outras.

O aplicativo Meu DigiSUS está disponível para download para Android e iOS.