Prefeitura de Brusque inaugura nova sede para o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Espaço exclusivo para atendimento de crianças e adolescentes representa avanço nos serviços de saúde mental
A Prefeitura de Brusque inaugurou nesta segunda-feira, 3, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-i).
O espaço é voltado exclusivamente ao acolhimento e atendimento de saúde de crianças e adolescentes entre zero e 18 anos incompletos, portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Entre eles, transtornos comportamentais, emocionais, alimentares, autolesão, tentativa de suicídio e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas, psicoses e com comportamentos de risco.
Ao reforçar a determinação de que a área da saúde é a grande prioridade da gestão e que o foco principal é a humanização, no ato de entrega das novas instalações do CAPS-i, o prefeito Ari Vequi destacou que “nada vale a pena se não for para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
Para ele, apesar dos avanços conquistados, “é preciso fazer ainda mais porque, cada paciente recuperado é um ganho para a cidade”.
Já o secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, enalteceu o trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais da pasta.
“Saúde é um processo feito a muitas mãos e certamente, neste local, os usuários do serviço vão receber o devido atendimento com todo cuidado e humanização, num espaço todo pensado para atender nossas crianças, adolescentes e seus familiares”, destaca.
A meta, segundo o titular da secretaria, “é devolver a cidadania que perderam. As vítimas da violência precisam e terão, no CAPS-i, dignidade, respeito, carinho, proteção e vida”, finaliza Souza.
Além do Prefeito e do secretário de Saúde, participaram do ato inaugural o vice-prefeito Gilmar Doerner, diretores e equipe de profissionais da secretaria de Saúde.
Como funciona o CAPS-i
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil compõe a rede de atenção à saúde mental do município. Seu objetivo é estimular a integração social e familiar das crianças e dos adolescentes com fortalecimento dos laços sociais, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, fortalecer os fatores de proteção, melhorar as alternativas aos comportamentos de risco e atender às necessidades desse público.
Esse atendimento será realizado de forma multidisciplinar nas áreas da medicina, enfermagem, psicologia, assistência social, educação física, arte terapia além da equipe de suporte administrativo e serviços gerais e monitoria.
O acesso ao serviço é realizado, preferencialmente, por meio de encaminhamento das unidades de saúde. Escolas, Conselho Tutelar e quaisquer outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes podem solicitar a avaliação de casos.
O novo CAPS-i fica situado na rua Dr. Olímpio de Souza Pitanga, 20, bairro Jardim Maluche, próximo a outros equipamentos públicos e da sociedade organizada, voltados ao atendimento dessa faixa etária populacional. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para almoço.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube