Prefeitura de Brusque inicia nova fase do projeto Infovias
Iniciativa vai implementar rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais
A Prefeitura de Brusque inicia, a partir desta quinta-feira, 21, uma nova etapa do projeto Infovias, que vai implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais.
A equipe da empresa vencedora da licitação, Sigma Telecom de Curitiba (PR), já está no município para o lançamento da fibra em cerca de 3 mil postes, compartilhados pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc). Serão aproximadamente 200 Km de cabos.
Infovias
A rede vai abranger 145 pontos, entre escolas, unidades básicas de saúde e outros serviços municipais. Objetivo é melhorar e agilizar os serviços oferecidos à população brusquense.
“Já vínhamos discutindo isso desde quando encaminhamos à câmara a autorização para a contratação da fibra óptica, para integrar todos os setores públicos da nossa cidade, mas havia necessidade primeiro da autorização da Celesc para levar o cabeamento para todas as localidades do município. Essa semana a Celesc nos autorizou. Então, na próxima semana, se o tempo ajudar, já devem começar a levar esse cabeamento para que possamos, até no máximo em agosto, ter o serviço todo pronto de fibra óptica em toda a nossa cidade”, detalha o prefeito de Brusque, Ari Vequi.
De acordo com ele, a instalação da fibra óptica vai dar mais qualidade e transparência ao serviço público. “Vai facilitar o acesso às informações, tanto para a população como para a própria administração. É um avanço, um projeto de mais de R$ 3 milhões”, completa.
Velocidade de internet
Após a conclusão dos trabalhos haverá um grande incremento na velocidade de Internet em todos os órgãos públicos. Outro aspecto importante é a possibilidade de instalação de tecnologias como voip, câmeras de segurança, wi-fi em salas de espera, entre outros.
O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Brusque, Franklin Nogueira, comemora a nova etapa do projeto.
“Os técnicos da empresa Sigma Telecom já tinham preparado no ano passado os pontos com a colocação de brackets e switches (comutadores), para agora receber a fibra. É um momento muito feliz, que reescreve a história da comunicação em Brusque”, ressalta.