X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque isola ponte pênsil do Rio Branco após acidente

Secretaria de Obras fará reparos; obra da nova estrutura deve ficar pronta em dois meses

A Secretaria de Obras isolou a ponte pênsil que liga o Rio Branco ao Souza Cruz após o acidente registrado nesta quarta-feira, 5, à noite. Cinco pessoas caíram no rio durante a travessia de pedestres e de uma motocicleta – o que é irregular.

Por meio de assessoria de comunicação, a secretaria informa que técnicos já visitaram o local ontem e a manutenção deve iniciar nos próximos dias. Enquanto isso, a “pinguela”, como é mais conhecida, ficará completamente fechada.

Segundo a Secretaria de Obras, a ponte pênsil passa por manutenções regularmente. Inclusive, a assessoria informa que os últimos reparos foram feitos há uma semana. A estrutura estava em “perfeito estado de conservação”, de acordo com a prefeitura.

A pasta ressalta que a ponte pênsil é destinada exclusivamente ao trânsito de pedestres. A passagem de motos sempre foi proibida. A Secretaria de Obras solicita a compreensão e cooperação da população durante esse período em que a ponte ficará fechada.

Não há uma data exata para que a ponte, importante passagem sobre o rio Itajaí-Mirim, seja reaberta. Mas a expectativa é de que fique pronta em breve. Um funcionário da equipe de manutenção irá vistoriar a obra hoje.

O Corpo de Bombeiros fez o resgate das cinco pessoas que caíram no rio Itajaí-Mirim. Duas delas estava em uma moto, e as outras, à pé. Por sorte, todas foram resgatadas sem ferimentos graves.

O comandante dos bombeiros de Brusque, tenente Hugo Manfrin Dallossi, esclarece que os bombeiros não são responsáveis por fiscalizar ou interditar pontes no município. No entanto, ele entrou em contato com a Secretaria de Obras, que se prontificou a fazer a interdição até a realização das melhorias.

Previsão de entrega da ponte do Rio Branco é junho deste ano | Foto: Marcos Borges

Nova ponte
A obra da nova ponte, que está sendo construída logo ao lado da pinguela, segue dentro do ritmo esperado. A informação é do engenheiro Cristian Fuchs, da Pacopedra, empresa executora do serviço.

Há duas semanas, foi feito o lançamento das vigas, uma parte importante da obra. A pré-laje também já foi posta. Agora, os operários trabalham na laje em si. Segundo o engenheiro, a obra já está na parte final.

O prazo para a entrega da ponte continua a ser junho deste ano, segundo Fuchs. A ponte que ligará o Rio Branco ao Souza Cruz tem 90 metros de extensão e 8 metros de largura, ao custo de R$ 3,3 milhões.