Prefeitura de Brusque planeja construir novo pavilhão com recursos da iniciativa privada
Projeto está em fase de finalização e deve ser apresentado ao gabinete neste mês
O Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) da Prefeitura de Brusque está em fase de finalização do projeto de um novo pavilhão de eventos, anexo ao Maria Celina Vidotto Imhof. A solicitação veio da Secretaria de Turismo.
Para viabilizar a proposta, a obra ficará sob responsabilidade da empresa que vencer a licitação para distribuição de bebidas nos eventos da prefeitura. Hoje, a Choperia Germânia detém a licença, porém, o contrato vai apenas até abril de 2019.
O diretor da secretaria de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, explica que a intenção é ampliar o espaço de eventos com o objetivo de oferecer mais conforto ao público.
Para o novo espaço – onde é montada a tenda durante a Fenarreco, ao lado da praça de alimentação – está planejado um centro de informação turística, restaurante, sala de projeções e sala de reuniões. “É um projeto arrojado, respeitando os traços germânicos, mas ao mesmo tempo com uma arquitetura moderna”, diz.
De acordo com ele, até a metade do mês o projeto deve ser finalizado e, então, será apresentado ao gabinete. Se houver aprovação do governo, logo após o fim da Fenarreco deste ano a pasta deve iniciar os trâmites para a licitação da empresa que terá a concessão do serviço e, consequentemente, terá de executar o projeto.
Kito destaca que a ideia é seguir o modelo que foi feito em Blumenau, com a Vila Germânica, que teve seus pavilhões construídos por meio da terceirização. “Ainda estamos estudando o valor do investimento, levantando todos os custos que serão multiplicados por anos, para ver quanto tempo a empresa levaria para tirar a despesa e obter lucro, que seria o tempo da concessão”.
O diretor de Turismo afirma que os eventos que costumam ocupar o espaço onde está projetada a obra, poderão ser remanejados para a área em frente ao pavilhão e na rua.
O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, aprova o projeto, principalmente pelo fato de que com o novo espaço, haverá a oportunidade de ter um restaurante de comida típica alemã aberto diariamente no município.
“As pessoas vêm para Brusque e procuram o marreco, mas não é todo lugar que tem. Como somos conhecidos pela Fenarreco, seria interessante ter um restaurante funcionando no local para divulgar nossa cultura o ano todo”.
O planejamento da secretaria de Turismo é de que, se correr tudo dentro do esperado, respeitando os trâmites burocráticos, o novo espaço seja inaugurado com a Fenarreco de 2019.