Prefeitura de Brusque planeja implantar centro de atendimento a moradores de rua

Secretário de Assistência Social, Rodrigo Cesari acredita que a implantação do espaço é viável no município

Prefeitura de Brusque planeja implantar centro de atendimento a moradores de rua

Secretário de Assistência Social, Rodrigo Cesari acredita que a implantação do espaço é viável no município

A Secretaria de Assistência Social de Brusque planeja a implantação de um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. O assunto foi abordado em audiência pública realizada na semana passada e, segundo o secretário da pasta, Rodrigo Cesari, é a política mais adequada para atender os moradores de rua no município.

Leia também: Frio em Brusque e na região deve continuar apenas até quinta-feira, 21

De acordo com ele, a equipe da Assistência Social da prefeitura fez um estudo sobre o Centro, que já existe em cidades como Blumenau e Florianópolis, e adaptou para a realidade de Brusque.

O Centro POP fica aberto somente durante horário comercial e, de acordo com Cesari, é o primeiro passo para que a equipe possa criar vínculos com os moradores. “As pessoas vão continuar dormindo na rua, mas vejo isso como um processo. Tivemos a experiência da casa de passagem, que não tinha uma proposta bem definida e acabou fechando porque quatro ou cinco usuários que utilizavam”.

Segundo ele, não adianta investir em um local para que os moradores de rua possam dormir, porque grande parte deles não aceita regras e, por isso, não frequentam esses espaços. “A gente abre um espaço para que eles possam dormir, tem todo um gasto, mas o espaço não é bem utilizado. Acaba sendo um desperdício”.

No Centro POP, os moradores têm espaço para lavar roupa, se alimentar, e ainda contam com suporte de equipe de saúde, psicólogos e assistentes sociais. A partir daí, é feito um trabalho para poder atingir diferentes pessoas. “É o primeiro passo para conquistar esses moradores de rua”.

Cesari ressalta, no entanto, que por estar no fim do mandato e em período eleitoral, há limitações para a implantação do projeto. “Estamos em conversa com a procuradoria, com o financeiro e o prefeito que já sinalizou positivamente para que tenhamos uma política para atender esses moradores de rua, mas é fim de mandato, é preciso fechar as contas. Também tem as limitações da lei eleitoral, por isso, ainda estamos estudando”.

Ele destaca que a implantação do Centro POP precisa ser muito bem planejado para que possa surtir o resultado desejado. “A nossa grande preocupação é ter isso muito bem estudado para implementar algo que vai funcionar e dar uma resposta efetiva para a sociedade”.

Enquanto o projeto está em estudo, Cesari afirma que a Secretaria de Assistência Social segue com o suporte aos moradores de rua, inclusive, com o abrigo para os dias mais frios. “Durante esse período de frio intenso vamos tentar fazer essas ações para tentar oferecer um pouco de conforto para eles. Muitos não querem, não obrigamos ninguém a nada, mas estamos fazendo a nossa parte”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo