Prefeitura de Brusque pretende investir R$ 800 mil em enrocamento nas margens do rio
Abertura das propostas das empresas para execução do serviço está programada para terça-feira
A Prefeitura de Brusque abriu licitação para contratação de empresa para execução de contenção das margens do rio por meio de enrocamento. A abertura das propostas está programada para a próxima terça-feira, 30. De acordo com o edital, a previsão é que o serviço tenha um custo total de R$ 800 mil.
O enrocamento com pedras detonadas será feito na rua General Osório, nas proximidades do Clube Guarani; em dois pontos da avenida Beira Rio margem direita – Loteamento Malossi e nos fundos da Unifebe; e também na ponte que está sendo construída na rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco.
A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, explica que a construção dos enrocamentos é necessária porque as margens dos rios, vias e cabeceiras de pontes vem sofrendo com constantes erosões, devido aos grandes volumes de chuva que atingem a cidade com frequência.
De acordo com ela, a construção dos enrocamentos nos quatro pontos selecionados tem como objetivo garantir a estabilidade adequada das margens e minimizar a possibilidade de desastres.
No Guarani, o serviço será feito especificamente para estabilizar as margens da rua General Osório. Já na avenida Beira Rio, os trabalhos no Loteamento Malossi e nos fundos da Unifebe servem como proteção da margem do rio Itajaí-Mirim.
No bairro Rio Branco, o enrocamento é necessário devido a construção da nova ponte. “O enrocamento será feito nas laterais da cabeceira, uma vez que estamos aumentando a extensão da ponte de 15 para 21 metros, para aumentar a vazão do local, por isso é preciso a proteger as margens”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube