Prefeitura de Brusque procura parceria com entidades para revitalizar praça no Santa Terezinha
Espaço está abandonado e é utilizado pela comunidade devido à falta de reforma
A Prefeitura de Brusque está em busca de parcerias com entidades para fazer a revitalização e manutenção da praça no bairro Santa Terezinha. A intenção é fazer uma parceria público-privada para realizar melhorias no ambiente.
Trata-se do Centro Desportivo Celso Imianosky, e uma área verde anexa, localizada na rua Mathias Moritz. Em 2018 a prefeitura anunciou que seria realizada a revitalização no local. No entanto, desde então o espaço continua sem alterações.
O prefeito Ari Vequi informa que a intenção da administração municipal é ter alguém para cuidar do local e evitar casos de vandalismo.
Ele cita que a praça do Paquetá estava em situação semelhante de abandono e destruída. No entanto, a prefeitura conseguiu que a associação do bairro assumisse o local.
“A área é da comunidade e da prefeitura. A associação não existe mais e não utiliza o local. A prefeitura está com a posse do local e buscamos parceiros para fazer uma área recreativa, com campo de futebol society, por exemplo”, diz Ari.
A ideia é que o local seja aberto durante o dia, mas fechado no período noturno. A prefeitura aguarda uma proposta concreta para poder lançar o edital.
“Se for uma entidade que queira assumir, nós podemos fazer uma concessão do uso. Se for particular, temos que fazer a concessão por edital. Mas não recebemos propostas. Mantemos a limpeza, mas não podemos colocar equipamentos novos”, salienta.
Ari pontua que não é possível falar em valores ainda. “Não temos mais a praça funcionando atualmente. Fizemos investimentos no passado, mas o local está complicado”. No momento, a prefeitura conversa com possíveis interessados.
Planos antigos
A área foi cedida pela prefeitura à Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha (Ambast) no ano 2000, em um contrato de concessão cuja validade foi estipulada em 15 anos, vencendo, portanto, em 2015. Após esse período, não houve interesse pela renovação da concessão prevista em lei.
Em uma reportagem publicada pelo jornal O Município em 2018, a gestão municipal da época divulgou que a intenção era fazer serviços pontuais na área de lazer, como manutenção e limpeza periódica. Na época, havia a possibilidade da Fundação Municipal de Esportes (FME) explorar o local, que conta com amplo espaço e, inclusive, uma quadra esportiva.
A área possui aproximadamente 6 mil metros quadrados, e no local funciona também uma Academia de Saúde, instalada em 2013.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube