Prefeitura de Brusque recebe 14 moradores de rua em abrigo
Acolhimento realizado pelo município visou proteger a população de rua contra o frio
Durante as quatro noites em que manteve o abrigo para os moradores de rua no bairro São Luiz, a Prefeitura de Brusque recebeu 14 pessoas. Para a Secretaria de Assistência Social e Habitação, órgão responsável por organizador o espaço, o número é considerado baixo em comparação à quantidade de moradores rua que atualmente residem no município.
Leia também: Festas juninas e julinas aquecem as vendas em supermercados
O abrigo da administração municipal estava localizado no ginásio da Associação de Moradores do São Luiz. Antes de o local iniciar as atividades, na quinta-feira passada, 9, uma equipe da Assistência Social percorreu os pontos da cidade em que os moradores de rua costumam passar o dia para informá-los sobre a abertura do abrigo.
Na primeira noite de funcionamento, o ginásio recebeu sete pessoas. Na segunda, cinco; na terceira, também cinco; e na quarta e última, oito. Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Cesari, as ações no ginásio foram encerradas. No entanto, na noite de segunda-feira, 13, a pasta abriu acolhimento na Arena Brusque. No local, apenas uma pessoa passou a noite.
“Passamos pela cidade para informar os moradores de rua sobre o novo abrigo, inclusive eu recebi mensagens no meu telefone de pessoas informando locais em que eles passam a noite. Fomos em todos os lugares, mas ninguém quis ir”, afirma Cesari.
Ainda segundo o secretário, a maioria dos moradores de rua preferiu não se deslocar ao novo abrigo devido ao aumento da temperatura. Ainda assim, a equipe da Assistência Social tentou convencê-los, inclusive com o auxílio de psicólogos.
“Como o frio intenso passou e deu uma amenizada, eles não quiseram ir. Mas a previsão da Defesa Civil é de que a partir do próximo final de semana a onda de frio volte, então a gente vai reabrir o local. Vamos oferecer ajuda dentro das possibilidades para tentar minimizar a dor deles”, diz.
Agora, o órgão aguardará alerta da Defesa Civil de Brusque comunicando a nova queda na temperatura para definir a reabertura do abrigo na Arena Brusque. Enquanto isso, o secretário diz que a Assistência Social atua em ações para distribuir roupas, cobertores e comida à população de rua do município.
“O grande objetivo, e isso é o pedido do prefeito, é dar atenção às pessoas, principalmente àquelas que mais precisam. Através da Assistência Social tentaremos o possível para tentar ajudá-las”.
Animais
Assim com os moradores de rua, os animais de estimação também foram abrigados no ginásio do bairro São Luiz. De acordo com Cesari, a equipe disponibilizou um espaço no local e colocou papelões e tecidos para que eles se aquecessem.
“Temos de pensar nos animais também, porque eles também sentem frio. E até porque se o morador de rua não puder levar os animais, eles não vão para o abrigo”, diz. “A gente tem parceria com a Acapra [Associação Brusquense de Proteção aos Animais] também. Eles disponibilizaram a ração”, completa.
Casa de Passagem
Fechada na gestão de Roberto Prudêncio Neto, a Casa de Passagem virou tema de discussão no município. Em relação à reabertura, o secretário de Assistência Social e Habitação é cauteloso. Ele afirma que está “conversando com alguns profissionais da área” para encontrar a melhor solução.
“Estamos avaliando e analisando. Vimos que a Casa de Passagem não era ideal do jeito que estava funcionando, se reabrirmos precisamos reformular as ações. São estudos que estamos fazendo para viabilizar o mais rápido possível”, explica Cesari.
Doação
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Habitação, a população de Brusque pode auxiliar a prefeitura a minimizar a situação dos moradores de rua com a doação de cobertores e roupas. Esses materiais podem ser deixados na sede do órgão, localizada na prefeitura.