Prefeitura de Brusque recebe autorização da Câmara para financiamento internacional de US$ 30 milhões
Utilização dos recursos será focada na melhora do abastecimento de água e da infraestrutura urbana da cidade
Utilização dos recursos será focada na melhora do abastecimento de água e da infraestrutura urbana da cidade
A Câmara de Brusque aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 8, que a Prefeitura de Brusque firme financiamento de até US$ 30 milhões, por meio do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia já havia autorizado a captação do recurso no início do ano.
O foco da captação será o desenvolvimento do Programa Brusque 2030 e terá como prioridade o abastecimento de água e a infraestrutura urbana da cidade. O financiamento prevê contrapartida de 7 milhões de dólares do município. O investimento total ficará acima de 37 milhões de dólares.
A proposta foi construída em parceria pela Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica e a Secretaria de Infraestrutura Estratégica, ficando entre os 13 projetos selecionados, ao lado de capitais, estados e da própria União.
Segundo a prefeitura, as propostas envolvem dois grandes programas: saneamento urbano e mobilidade. As obras a serem executadas com os recursos do Fonplata incluem a ETA Cristalina, a continuidade da Beira Rio Dom Joaquim (desde o bairro Jardim Maluche até o Dom Joaquim), novo acesso do bairro Limeira (com anel viário), ligação da rodovia Antônio Heil com a rodovia Ivo Silveira: com previsão de uso de 1 milhão de dólares; ponte prevista no local com orçamento diferenciado com 2 milhões de dólares, requalificação de vias em vários bairros e macrodrenagens em vários pontos da cidade.
Além dessas obras, ainda são previstos os valores de projeto, das desapropriações que serão pagas, das questões técnicas, da comissão de financiamento, etc.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: