X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque recebe novos testes rápidos da Covid-19

Até o momento, secretaria de Saúde já adquiriu 400 exames

A Prefeitura de Brusque já adquiriu em torno de 400 testes rápidos para detectar a Covid-19 no município até o momento. Para esta semana, o secretário de Saúde, Humberto Fornari, informa que chegaram mais 150 exames e já estão encomendados outros 300 testes.

Os exames foram adquiridos em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi). De acordo com Fornari, cada teste está custando R$ 165, valor considerado alto, já que a secretaria de Saúde esperava pagar, no máximo, R$ 100 em cada exame. “Infelizmente teve uma hiperinflação devido à grande procura pelos testes”.

Além dos testes rápidos, o secretário lembra que há também o teste RT-PCR, que é considerado o método mais eficaz de testagem. Tanto os testes rápidos quanto os PCRs são realizados em pacientes suspeitos de estarem com a doença, que buscam o Centro de Triagem com algum sintoma. Além disso, profissionais de saúde também estão no grupo preferencial para realização dos exames.

“Geralmente, o teste rápido é utilizado naquelas pessoas que tiveram contato com algum caso positivo ou então quando há suspeita que o diagnóstico clínico de alta não está correto, porque a pessoa ainda apresenta algum sintoma”.

Fornari lembra que a secretaria de Saúde aguarda ainda os 20 milhões de testes que o governo anunciou, mas que ainda não foram distribuídos.

“São testes importantíssimos, que auxiliam muito o nosso trabalho. Fazer um diagnóstico em massa seria o ideal, mas por enquanto trabalhamos com esses números”.

Fornari ressalta ainda que mesmo os testes rápidos não são por demanda espontânea, ou seja, não é possível chegar ao Centro de Triagem e solicitar um exame. O paciente precisa passar por avaliação médica e, se o profissional achar que é necessário, então o teste será solicitado.